Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33025

TítuloTendências da comunicação organizacional e estratégica
Outro(s) título(s)Organizational and strategic communicaction trends
Editor(es)Ruão, Teresa
Kunsch, Margarida
Palavras-chaveComunicação
Organizações
Tendências
Communication
Organizations
Tendencies
DataDez-2014
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Resumo(s)(Excerto da nota introdutória) O estudo da comunicação nas e das organizações - entendido de forma ampla e sem restrições de campo científico de origem (onde incluímos as tradições de pesquisa da Comunicação Organizacional, das Relações Públicas, da Comunicação Institucional, Interna, Publicitária, Mercadológica ou Corporativa, entre outras) - procura a compreensão dos processos, dos cenários e dos desafios de comunicar e organizar no contexto de uma sociedade global. Constitui, portanto, uma área abrangente e de múltiplas perspetivas. E os seus investigadores têm-se dedicado ao desenvolvimento de conceitos e teorias que ajudam a um melhor entendimento deste ambiente social, enquanto meios de pesquisa e instrumentos de apoio às práticas organizacionais. A partir dos estudos das Ciências da Comunicação, contudo, o entendimento do fenómeno é particular e muito rico. Talvez o seu traço diferenciador mais forte se deva a Karl Weick que defendeu que organizar é essencialmente um fenómeno de comunicação, afirmando que «a atividade de comunicação é a organização» (Weick, 1995: 75). Weick (1979) lembrou que os seres humanos reconstroem continuamente a realidade, por mecanismos de atribuição de significado que racionalizam o sentido das suas ações. Com base nisso, o autor argumentou que a comunicação é central à vida humana e às organizações, em particular, porque constitui o processo central de organizar. A comunicação seria, assim, a organização. E, desta forma, Weick pôs em causa a metáfora da comunicação como contentora de fluxos de informação (uma ideia clássica dos estudos de Comunicação Organizacional), sugerindo que as pesquisas na área se deveriam centrar no papel transversal que a comunicação parecia desempenhar na criação de sistemas organizacionais com uma ordem social única.
TipoRevista
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33025
ISSN1645-2089
e-ISSN2183-3575
Versão da editorahttp://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/issue/view/158
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Comunicação e Sociedade - Vol. 26 (2014): Tendências da Comunicação Organizacional e Estratégica

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Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Revista_26.pdfRevista Comunicação e Sociedade, vol. 26, dez. 2014.11,04 MBAdobe PDFVer/Abrir

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