Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33132

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorViana, Isabel Carvalhopor
dc.date.accessioned2015-01-23T09:41:47Z-
dc.date.available2015-01-23T09:41:47Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationViana, I. C. (2013). Currículo, Diferença e Futuro: desafios perspetivados pela educação urbana inteligente. In J. C. Morgado; L. L. C. R. Santos & M. A. Paraíso (Orgs.). Estudos Curriculares: um debate contemporâneo (pp.119-132). Curitiba/Brasil: Editora CRV.por
dc.identifier.isbn978-85-8042-775-2-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/33132-
dc.description.abstractHoje, a instabilidade crescente que abraça o mundo reclama novas formas de desenvolvimento, de gerar a criatividade e a inovação. As redes tecnológicas cada vez mais se evidenciam canais de comunicação interpretados, no plano curricular, como interação social e integração/comunicação nos/com os contextos e ambientes naturais da atividade humana. A proposta que apresentamos evidencia os ambientes naturais como profícuos em aprendizagens úteis aos sujeitos de todas as idades e condições sociais, ao desenvolvimento sustentado das cidades, dos países. Os ambientes naturais revelam-se um território essencial porque facilitam uma visão holística e crítica, gerando espaço para integrar e desenvolver múltiplas perspetivas de aprender, de conhecer e de nos relacionarmos com a vida, com o mundo. Currículo, diferença e futuro revelam-se dimensões focais para a participação ativa na cidadania inteligente, com valor para responder aos desafios de um Mundo que se propõe moderno, um espaço multicultural capaz de se organizar de forma inclusiva e de promover a coesão social. Este é um propósito que nos convida a refletir a educação urbana inteligente como pertinente vetor de discussão e ação, por entendermos que as cidades são embriões de mudança educacional em todo o mundo. Nas cidades, onde se agrega a municipalidade, há história, há memória que instancia esperança e dúvidas à educação, ao currículo e à diferença. As cidades, os seus ambientes naturais, configuram novas formas de viver, antecipam estilos de vida, agregam e atraiam muita gente, com múltiplos interesses e origens, constituem um continuado e muito visível desafio às dinâmicas sociais, económicas, políticas e culturais e às de um quotidiano inclusivo. Não só se assumem como suporte de mudanças como o seu próprio conteúdo, sendo assim um espaço capaz de fornecer recursos valiosos para responder às prioridades educacionais, multiculturais e sociais, tornando-as proativas em interfaces úteis à dinâmica do currículo, da diferença e do futuro.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora CRVpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectCidadania Inteligentepor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectDiferençapor
dc.subjectFuturopor
dc.titleCurrículo, diferença e futuro: desafios perspetivados pela educação urbana inteligentepor
dc.typebookPartpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage119por
oaire.citationEndPage132por
oaire.citationIssue1.ªpor
oaire.citationTitleEstudos curriculares : um debate contemporâneopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleEstudos curriculares : um debate contemporâneopor
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
currículo, diferença e futuro – desafios perspetivados pela educação urbana inteligente, isabel viana (7).pdf
Acesso restrito!
Texto de autor343,37 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID