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TítuloOs estágios na formação dos estudantes do ensino superior: tópicos para um debate em aberto
Autor(es)Caires, Susana
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveEstágios
Formação
Ensino superior
Data2000
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
RevistaRevista Portuguesa de Educação
Citação“Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 13:2 (2000) 219-241.
Resumo(s)O presente artigo traça uma panorâmica geral de como têm vindo a ser pensados e organizados os estágios no Ensino Superior. Objectivos do estágio, principais competências a desenvolver, modelos de acompanhamento e de supervisão, formas e critérios de avaliação, bem como alguns dos posicionamentos teóricos em relação a cada um destes aspectos, são questões debatidas ao longo do artigo. Apesar do crescente reconhecimento da importância do estágio na formação, dita mais profissionalizante, dos alunos do Ensino Superior, é certo que o debate em torno do mesmo não é suficientemente aprofundado, o que aliás se reflecte na fraca produção e sistematização de bibliografia relativa a esta temática. Espera-se, assim, dar o mote para uma discussão que, não se podendo circunscrever à Universidade, deve ter nela o seu principal promotor.
Cet article aborde une perspective générale de comment sont pensés et organisés les stages au niveau des universités. Le but du stage, les compétences acquises, les modèles d'accompagnement et de supervision, les formes et les critères d'évaluation, ainsi que quelques théories concernant chacun de ces sujets representent quelqu'unes des questions discutées au long de cet article. Bien qu'il existe une reconnaissance de plus en plus importante du stage comme une formation dite plus professionelle des étudiants universitaires, il est vrai que ce thème n'est pas suffisamment exploré, d'ailleurs ceci se reflète au niveau d’une faible production bibliographique sur ce sujet. On espère ainsi ouvrir un débat qui, ne pouvant se restreindre à l'université, peut être lançé a partir de ce contexte.
This article describes the different ways of organising and conceptualizing the practicum experience in Higher Education. Goals of the practicum, main competences to develop, models of supervision, assessment criteria and some of the theoretical background to these issues are discussed along the article. Despite the growing recognition of the importance of the practicum on the development of Higher Education students, the debate around this issue has not been thorough enough, as can be concluded from the scarce literature on this theme. We hope that our work can promote a more open discussion around it, a task to be undertaken not only within University but mainly by it.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3324
ISSN0871-9187
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education
CIPsi - Artigos (Papers)

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