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TítuloDiagnóstico e ações de melhoria no sistema produtivo da EIB
Outro(s) título(s)Diagnosis and improvement actions in EIB production system
Autor(es)Moreira, Pedro Jorge Magalhães
Orientador(es)Carvalho, Dinis
Palavras-chaveLean production
Toyota production system
WID
Data2014
Resumo(s)Esta dissertação foi elaborada em ambiente industrial, na empresa Eletro Instaladora de Bairro, e apresenta a aplicação de ferramentas e princípios do lean production com vista ao aumento da produtividade da área de produção no geral. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a origem do Toyota Production System (TPS), os seus principais pilares e valores, bem como os principais tipos de desperidicos existentes num sistema de produção. A metodologia de investigação Action Research foi utilizada como metodologia orientadora da investigação e intervenção da ação na empresa. Assim, realizou-se uma análise e diagnóstico do sistema produtivo no global (elaboração do WID juntamente com uma observação atenta ao sistema produtivo na procura de desperdícios) e identificaram-se vários tipos de “problemas” distintos, como os elevados tempos gastos em transportes, grandes distâncias entre postos de trabalho sequenciais, falta de balanceamento entre as estações de trabalho, má organização da chapa, falta de condições para guardar ferramentas e uma desorganização global no sistema produtivo. De forma a combater estes “problemas” foram sugeridas várias propostas de melhoria. Nem todas foram aplicadas durante esta dissertação, algumas devido à falta de tempo, e outras por não reunirem consenso junto da gestão de topo. Realçando então as propostas implementadas, conseguiu-se uma redução acima dos 60% na distância entre alguns postos de trabalho devido à alteração do layout, uma redução de 83% na distância que o operador da Guilhotina tinha de percorrer para ir “buscar” a chapa, e uma redução de cerca de 18% nos tempos de changeover da nova máquina de Corte/Quinagem a “Salvagnini”. Relativamente às propostas que ainda não foram implementadas, é importante referir que se espera atingir uma redução de 18% (cerca de 3600€/mês) do tempo total gasto em transportes no sistema produtivo com a implementação de um comboio logístico. Com as ações de melhoria propostas para a zona da soldadura (gargalo do sistema produtivo), espera-se conseguir transformar à volta de 80h/mês que os soldadores desperdiçam em transportes, em ações que acrescentam valor ao produto.
This dissertation was developed in industrial environment at the “Eletro Instaladora de Bairro” company. It presents the application of tools and principles of lean production in order to improve the global productivity. Firstly, a bibliographic review about the origin of the Toyota Production System (TPS), as well as its pillars and values, was performed. The research methodology Action Research was used in the research and intervention planning in the company work environment. Thus, an analysis and diagnosis of the global productive system was performed (waste-identification-diagram elaboration was well as the search for wastes in the productive system). A few distinct problems were identified, such as the high spending in transportation, huge distances between sequential work stations, lack of balance between workstations, poor organization of the feedstock, lack of conditions to store the tools and a general disorganization of the productive system. Several solutions were suggested in order to solve these “problems”. Not all were implemented during this dissertation, some due to a lack of time, and others because the top management did not agree with them. Amongst the solutions implemented, a reduction above 60% in distances between some work stations due to some changes that was made in the layout was obtained. It was also possible to reduce in 83% in the distance that the worker of guillotine had to make to get to the feedstock. The time of changeover of the “Salvagnini” around 18% was also reduced. Regarding the non implemented solutions, it is important to refer that a reduction of 18% (about 3600€/mouth) of the total time wasted in transportation inside the production system is expected with the implementation of a logistics train The improvement actions proposed to the welding zone will allow the replacement of 80h/month that are wasted in transports in actions that add value to the product.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33304
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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