Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/33622
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Liliana de Sousa | por |
dc.contributor.author | Coutinho, Clara Pereira | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-05T14:54:06Z | - |
dc.date.available | 2015-02-05T14:54:06Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Vieira, L. S. & Coutinho, C. P. (2014). Design de Urban Games: o caso do Mobigeo. In A. Carvalho, S. Cruz, C. Marques, A. Moura & I. Santos (orgs.) Atas do 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (pp.145-154). Braga: CIEd. ISBN: 978-989-8525-30-7 | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-30-7 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/33622 | - |
dc.description.abstract | O crescente desenvolvimento das tecnologias móveis veio abrir caminho para um vasto conjunto de experiências que os agentes educativos podem proporcionar aos seus estudantes. É neste contexto de evolução que surge o Mobile Learning e, ancorado nele, os mobile location-based games, jogos mediados por dispositivos móveis que se relacionam com a localização/mobilidade do utilizador. Neste artigo vamos analisar uma variante dos referidos jogos, reportados na literatura como Urban Games e, mais concretamente, apresentar o MobiGeo, jogo desenhado por uma equipa de investigadores da Universidade do Minho em parceria com a Casa do Conhecimento de Vila Verde e a E. B. 2,3 de Vila Verde e implementado com alunos do 7ºano de escolaridade da referida escola. A implementação do MobiGeo foi precedida por uma fase de avaliação que contemplou os princípios que, segundo a literatura, devem nortear o design, desenvolvimento e avaliação de uma experiência educativa motivadora, interativa e colaborativa, realizada em ambiente exterior à sala de aula, em que se prioriza a aquisição de conhecimentos tirando partido do potencial das tecnologias que as crianças possuem e usam no seu quotidiano. Vamos ainda descrever a atividade, a forma como foi implementada no terreno e finalizamos apresentando alguns resultados preliminares. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Urban Games | por |
dc.subject | Mobile Learning | por |
dc.subject | Mobile Location-based Games | por |
dc.title | Design de Urban Games: o caso do MobiGeo | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 145 | por |
oaire.citationEndPage | 154 | por |
oaire.citationConferencePlace | Coimbra, Portugal | por |
oaire.citationTitle | Atas do 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Atas do 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ATAS_do_EJML_2014.pdf | 507,71 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |