Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33622

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Liliana de Sousapor
dc.contributor.authorCoutinho, Clara Pereirapor
dc.date.accessioned2015-02-05T14:54:06Z-
dc.date.available2015-02-05T14:54:06Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationVieira, L. S. & Coutinho, C. P. (2014). Design de Urban Games: o caso do Mobigeo. In A. Carvalho, S. Cruz, C. Marques, A. Moura & I. Santos (orgs.) Atas do 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (pp.145-154). Braga: CIEd. ISBN: 978-989-8525-30-7por
dc.identifier.isbn978-989-8525-30-7-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/33622-
dc.description.abstractO crescente desenvolvimento das tecnologias móveis veio abrir caminho para um vasto conjunto de experiências que os agentes educativos podem proporcionar aos seus estudantes. É neste contexto de evolução que surge o Mobile Learning e, ancorado nele, os mobile location-based games, jogos mediados por dispositivos móveis que se relacionam com a localização/mobilidade do utilizador. Neste artigo vamos analisar uma variante dos referidos jogos, reportados na literatura como Urban Games e, mais concretamente, apresentar o MobiGeo, jogo desenhado por uma equipa de investigadores da Universidade do Minho em parceria com a Casa do Conhecimento de Vila Verde e a E. B. 2,3 de Vila Verde e implementado com alunos do 7ºano de escolaridade da referida escola. A implementação do MobiGeo foi precedida por uma fase de avaliação que contemplou os princípios que, segundo a literatura, devem nortear o design, desenvolvimento e avaliação de uma experiência educativa motivadora, interativa e colaborativa, realizada em ambiente exterior à sala de aula, em que se prioriza a aquisição de conhecimentos tirando partido do potencial das tecnologias que as crianças possuem e usam no seu quotidiano. Vamos ainda descrever a atividade, a forma como foi implementada no terreno e finalizamos apresentando alguns resultados preliminares.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectUrban Gamespor
dc.subjectMobile Learningpor
dc.subjectMobile Location-based Gamespor
dc.titleDesign de Urban Games: o caso do MobiGeopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage145por
oaire.citationEndPage154por
oaire.citationConferencePlaceCoimbra, Portugalpor
oaire.citationTitleAtas do 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learningpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationAtas do 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learningpor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ATAS_do_EJML_2014.pdf507,71 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID