Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33657

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmaro, Sandra Cristina Curadopor
dc.contributor.authorRamos, Altinapor
dc.contributor.authorOsório, António Josépor
dc.date.accessioned2015-02-06T13:36:14Z-
dc.date.available2015-02-06T13:36:14Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.issn1645-4774por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/33657-
dc.description.abstractPretende-se com o presente texto reflectir e problematizar os paradigmas de aprendizagem tradicional, que se centra na transmissão passiva do conhecimento, e construtivista, que se centra na construção activa do conhecimento pelo aluno, e a forma como se reflectem em contexto de sala de aula, dando-se particular ênfase à aprendizagem colaborativa com recurso ao online. Reflecte-se, também, sobre as redes de aprendizagem e o conceito do moderador e a mediação colaborativa. Desta forma questiona-se a reacção da escola à revolução tecnológica que se vive fora dela e a inclusão da mesma nas práticas educativas. Por último, explora-se o que poderá ser a escola do futuro tendo em conta a mudança dos paradigmas de aprendizagem e o recurso aos ambientes educativos online. Neste sentido pondera-se sobre como são as escolas na era digital.por
dc.description.abstractIt is intended with the present text to reflect and question the traditional learning paradigms, which focus on passive knowledge transmission, and the constructivist, that focus on the active knowledge construction, and the way how they reflect in the classroom environment, particularly emphasizing the collaborative learning and the collaborative online learning. In this manner it is discussed the school reaction to the technological revolution as well as its inclusion in the pedagogical practice. At last, it is explored what could be the school of the future regarding the learning paradigms change and using online educational environments. In this sense it is balanced how are the schools in the digital era.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação de Bragançapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagem colaborativapor
dc.subjectRedes de aprendizagem onlinepor
dc.subjectEscola do futuropor
dc.subjectCollaborative learningpor
dc.subjectOnline learning networkspor
dc.subjectSchool of the futurepor
dc.titleOs meninos à volta do computador : a aprendizagem colaborativa na era digitalpor
dc.title.alternativeChildren around the computer : collaborative learning in the digital eraeng
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage112por
oaire.citationEndPage122por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleEduser : revista de educaçãopor
oaire.citationVolume1por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalEduser: Revista de Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Os meninos à volta do computador.pdfTexto completo 196,37 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID