Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34204

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Ana Maria-
dc.contributor.authorMoreira, Cátia Sofia Ferreirapor
dc.date.accessioned2015-03-05T10:58:36Z-
dc.date.available2015-03-05T10:58:36Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/34204-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Negócios Internacionaispor
dc.description.abstractNum mundo cada vez mais globalizado onde existe uma grande interdependência da troca de bens, a origem dos produtos pode ser determinante na tomada de decisão do consumidor. Assim, torna-se cada vez mais importante que as empresas conheçam a imagem que o seu país e os seus produtos têm no estrangeiro para poderem atuar de forma a garantir a aceitação dos mesmos. Em Portugal, uma economia marcadamente dependente da exportação e numa altura em que a economia parece estar a querer restabelecer-se, existe necessidade de realizar estudos sobre esta matéria, pois poderá ajudar muitas empresas portuguesas a exportarem o que é nosso para todo o mundo. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo apurar os fatores que influenciam a imagem dos produtos de um país de origem, estudando o caso da imagem do vinho português no Luxemburgo. Com base na revisão da literatura, desenvolvemos um modelo que identifica os seguintes antecedentes da imagem dos produtos do país de origem: imagem do país, imagem dos nacionais, animosidade, etnocentrismo do consumidor e afinidade. Para o estudo empírico realizamos um questionário online com consumidores residentes no Luxemburgo que obteve um total de 213 respostas. Os resultados indicam que existe efeito de COO no vinho português no Luxemburgo e permite suportar o modelo proposto e a influência de todos os fatores na imagem dos produtos do COO, exceto o etnocentrismo do consumidor.por
dc.description.abstractIn an increasingly globalized world where there is great interdependence of the exchange of goods, the origin of products can be decisive in the decision making of the consumer. Thus, it becomes increasingly important that companies know the image that their country and their products have abroad in order to act to ensure their acceptance. In Portugal, a market which depends on exportation and at a time when the economy seems to want to recover, there is need to conduct studies on this subject, which can help many Portuguese companies to export what is ours to the whole world. Thus, this study aimed to determine the factors which influence the image of products from a country, studying specifically the case of the image of Portuguese wine in Luxembourg. Based on the literature review, we developed a model that identifies the following antecedents to the image of a country-of-origin's products: country image, the country’s national’s image, animosity, consumer ethnocentrism and affinity. For the empirical study we conducted an online survey with consumers living in Luxembourg who obtained a total of 213 responses. The results indicate that there is an effect of COO on Portuguese wine in Luxembourg and adds support to the proposed model and the influence of all factors on image to COO, except the consumer ethnocentrism.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEfeito de país de origempor
dc.subjectPaís de origempor
dc.subjectMade inpor
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectImagem dos produtospor
dc.subjectImagem do paíspor
dc.subjectAfinidadepor
dc.subjectAnimosidadepor
dc.subjectCountry-of-origin effectspor
dc.subjectCountry-of-originpor
dc.subjectConsumer behaviorpor
dc.subjectProduct imagepor
dc.subjectCountry imagepor
dc.subjectAffinitypor
dc.subjectAnimositypor
dc.titleEfeitos de país de origem : a imagem do vinho português no Luxemburgopor
dc.title.alternativeCountry-of-origin effects : the image of portuguese wine in Luxembourgpor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc658.8:663.21por
dc.subject.udc663.21:658.8por
dc.identifier.tid201074249por
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Químicapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cátia Sofia Ferreira Moreira.pdf8,56 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID