Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34490
Título: | FPSPI - Futur Problem Solving International: análise dos efeitos do programa em competências do pensamento criativo |
Outro(s) título(s): | FPSPI - Futur Problem Solving International: análisis de los efectos del programa en habilidades de pensamiento creativo FPSPI - Futur Problem Solving International: analysis of the program effects in creative thinking skills |
Autor(es): | Azevedo, Ivete Morais, Maria de Fátima Martins, F. |
Palavras-chave: | Criatividade Future Problem Solving Program International Educação Adolescentes Resolução criativa de problemas Creatividad Educación Creative Problem Solving Creativity Education Adolescent |
Data: | 2014 |
Editora: | Universidade Federal do Amazonas |
Revista: | AMAzônica |
Citação: | Azevedo, I., Morais, M. F., & Martins, F. (2014). FPSPI - Futur Problem Solving International : análise dos efeitos do programa em competências do pensamento criativo. AMAzônica, 12 (2), 196-218 |
Resumo(s): | O Future Problem Solving Program International (FPSPI) é um programa educativo que envolve crianças e jovens, internacionalmente validado. Tem como base teórica o modelo de Resolução Criativa de Problemas e o Pensamento Futurista. Direciona-se para a promoção de competências de pensamento criativo, pensamento crítico e analítico, recorrendo a uma abordagem futurista dos problemas. Nesta investigação, pretendeu-se avaliar os efeitos deste programa nas competências criativas avaliadas pelo Teste de Pensamento Criativo de Torrance, Versão Figurativa (Forma A), A intervenção foi feita em 51 adolescentes, durante sete meses e em contexto extracurricular. A avaliação dos efeitos do programa teve em conta dois momentos (pré e pós teste), assim como grupos experimental e de controlo semelhantes. Encontraram-se diferenças estatisticamente significativas em todas as competências avaliadas, indicando um impacto positivo do programa na amostra. Tais resultados são contextualizados, descritos e discutidos, sensibilizando-se para futuras aplicações e investigações do programa em Portugal. El Future Problem Solving Program International (FPSPI) es un programa educativo, validado internacionalmente, que involucra niños y jóvenes. La base teórica es la resolución creativa de problemas y el pensamiento futurista. Estás preparado para promover las habilidades de pensamiento creativo , pensamiento crítico y analítico , utilizando un enfoque futurista a los problemas. En este estudio, hemos tratado de evaluar los efectos de este programa en las habilidades creativas evaluados por la prueba de Pensamiento Creativo de Torrance (TTCT), versión figurativo (A). La intervención consistió en 51 adolescentes, durante siete meses y en el contexto extraescolar . La evaluación de los efectos del programa se tuvieron en cuenta dos puntos de tiempo (antes y después de la ejecución del programa), así como de los grupos similares: control y experimental. Se encontraron diferencias estadísticamente significativas en todas las competencias evaluadas, lo que indica un impacto positivo del programa en la muestra. Estos resultados se contextualizan, describen y analizan, y tiene como objetivo crear conciencia para futuras aplicaciones e investigaciones del programa en Portugal. Future Problem Solving Program International (FPSPI) is an international validated educative program that involves children and youth. Creative Problem Solving and Futuristic Thinking make its theoretical framework. It is directed to the promotion of creative thinking skills, critical and analytical thinking, using a futuristic approach to problems. In this study, we sought to evaluate the effects of this program on creative skills assessed by the Torrance Test of Creative Thinking, Figurative version (Form A). Intervention involved 51 teenagers, for seven months, in an extracurricular context. The evaluation of the program effects had two different time points (pre-test and post-test) and took into account identical control and experimental groups. Statistically significant differences were found in all the evaluated skills, indicating a positive impact of the FPSPI program in this sample. These results are contextualized, described and discussed, raising awareness to future applications and program research in Portugal. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34490 |
ISSN: | 1983-3415 |
Versão da editora: | http://ieaa.ufam.edu.br/wp-files/revistas/2/files/2014-2/t9-2014-2-p196-218.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMAzonica_treino_FPSP.pdf | programa de treino de criatividade FPSP | 347,15 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |