Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34490

TítuloFPSPI - Futur Problem Solving International: análise dos efeitos do programa em competências do pensamento criativo
Outro(s) título(s)FPSPI - Futur Problem Solving International: análisis de los efectos del programa en habilidades de pensamiento creativo
FPSPI - Futur Problem Solving International: analysis of the program effects in creative thinking skills
Autor(es)Azevedo, Ivete
Morais, Maria de Fátima
Martins, F.
Palavras-chaveCriatividade
Future Problem Solving Program International
Educação
Adolescentes
Resolução criativa de problemas
Creatividad
Educación
Creative Problem Solving
Creativity
Education
Adolescent
Data2014
EditoraUniversidade Federal do Amazonas
RevistaAMAzônica
CitaçãoAzevedo, I., Morais, M. F., & Martins, F. (2014). FPSPI - Futur Problem Solving International : análise dos efeitos do programa em competências do pensamento criativo. AMAzônica, 12 (2), 196-218
Resumo(s)O Future Problem Solving Program International (FPSPI) é um programa educativo que envolve crianças e jovens, internacionalmente validado. Tem como base teórica o modelo de Resolução Criativa de Problemas e o Pensamento Futurista. Direciona-se para a promoção de competências de pensamento criativo, pensamento crítico e analítico, recorrendo a uma abordagem futurista dos problemas. Nesta investigação, pretendeu-se avaliar os efeitos deste programa nas competências criativas avaliadas pelo Teste de Pensamento Criativo de Torrance, Versão Figurativa (Forma A), A intervenção foi feita em 51 adolescentes, durante sete meses e em contexto extracurricular. A avaliação dos efeitos do programa teve em conta dois momentos (pré e pós teste), assim como grupos experimental e de controlo semelhantes. Encontraram-se diferenças estatisticamente significativas em todas as competências avaliadas, indicando um impacto positivo do programa na amostra. Tais resultados são contextualizados, descritos e discutidos, sensibilizando-se para futuras aplicações e investigações do programa em Portugal.
El Future Problem Solving Program International (FPSPI) es un programa educativo, validado internacionalmente, que involucra niños y jóvenes. La base teórica es la resolución creativa de problemas y el pensamiento futurista. Estás preparado para promover las habilidades de pensamiento creativo , pensamiento crítico y analítico , utilizando un enfoque futurista a los problemas. En este estudio, hemos tratado de evaluar los efectos de este programa en las habilidades creativas evaluados por la prueba de Pensamiento Creativo de Torrance (TTCT), versión figurativo (A). La intervención consistió en 51 adolescentes, durante siete meses y en el contexto extraescolar . La evaluación de los efectos del programa se tuvieron en cuenta dos puntos de tiempo (antes y después de la ejecución del programa), así como de los grupos similares: control y experimental. Se encontraron diferencias estadísticamente significativas en todas las competencias evaluadas, lo que indica un impacto positivo del programa en la muestra. Estos resultados se contextualizan, describen y analizan, y tiene como objetivo crear conciencia para futuras aplicaciones e investigaciones del programa en Portugal.
Future Problem Solving Program International (FPSPI) is an international validated educative program that involves children and youth. Creative Problem Solving and Futuristic Thinking make its theoretical framework. It is directed to the promotion of creative thinking skills, critical and analytical thinking, using a futuristic approach to problems. In this study, we sought to evaluate the effects of this program on creative skills assessed by the Torrance Test of Creative Thinking, Figurative version (Form A). Intervention involved 51 teenagers, for seven months, in an extracurricular context. The evaluation of the program effects had two different time points (pre-test and post-test) and took into account identical control and experimental groups. Statistically significant differences were found in all the evaluated skills, indicating a positive impact of the FPSPI program in this sample. These results are contextualized, described and discussed, raising awareness to future applications and program research in Portugal.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34490
ISSN1983-3415
Versão da editorahttp://ieaa.ufam.edu.br/wp-files/revistas/2/files/2014-2/t9-2014-2-p196-218.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AMAzonica_treino_FPSP.pdfprograma de treino de criatividade FPSP347,15 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID