Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34675

TítuloGestão empresarial, educação profissional e cidadania : um estudo da gestão em escolas de ensino médio integrado no estado do Ceará
Outro(s) título(s)Management, professional education and citizenship : a study of management in an integrated high school in Ceará state
Autor(es)Gonçalves, Zirlânea da Silva
Orientador(es)Estêvão, Carlos V.
Palavras-chaveCidadania juvenil
Educação profissional
Gestão empresarial
Eficácia escolar
Youth citizenship
Professional education
Enterprise management
School efficiency
Data16-Mai-2014
Resumo(s)No Brasil as discussões em torno das diretrizes do Ensino Médio é uma das temáticas da educação em evidência mediante a determinação do Governo Federal em adotar a política nacional de Ensino Médio Integrado a Educação Profissional. No Ceará fica estabelecido que as escolas de ensino médio passem a adotar esta política através da implantação do modelo de gestão empresarial nas Escolas Estaduais de Educação Profissional – EEEP. O objetivo central do presente estudo foi verificar os principais desafios da proposta de formação para a cidadania mediante as diretrizes da gestão empresarial para cumprir a missão da EEEP que é a formação escolar integrada a uma vivência de cidadania e protagonismo juvenil. A hipótese inicial foi de que a escola de ensino médio integrado mediante a adoção da gestão empresarial imprime grande importância às metas de atendimento ao mercado de trabalho onde o gestor incorpora a sua prática o modelo gerencialista com foco na qualidade total da escola sob a lógica da gestão por resultados. Pretende-se, com este estudo de caso, caracterizar a concepção de gestão predominante na Escola de Ensino Médio Integrado – EMI a partir da proposta de gestão empresarial visando delinear um contributo analítico sobre a concepção de gestão/imagem escolar e seus impactos na formação para a cidadania. Nesta perspectiva, a pesquisa do tipo qualitativa pretende analisar se: (i) a gestão busca a eficácia escolar na perspectiva da qualidade social e democrática da escola para atender às expectativas de oportunidade dos jovens na escola pública; (ii) na gestão empresarial o gestor incorpora a sua prática o modelo gerencialista com foco na qualidade total da escola sob a lógica da gestão por resultados; (iii) as expectativas de oportunidade dos jovens na escola profissional é predominante uma visão mercadorizada na busca de uma profissão que os realize por conta da concorrência do mercado de trabalho; (iv) as diretrizes da proposta de educação profissional são voltadas para a certificação, com vista atender ao mercado de trabalho. Realizámos uma análise dos processos de gestão e organização baseadas nas diretrizes da Tecnologia Empresarial Socio-Educacional – TESE em duas unidades escolares onde a proposta foi inicialmente implantada. O procedimento metodológico foi realizado através da triangulação de métodos, recorrendo-se às metodologias e técnicas de natureza qualitativa. Para tanto, além dos questionários e entrevistas, foram objetos de análise os projetos de vida dos alunos e os relatórios da avaliação institucional no que diz respeito à qualidade administrativa e pedagógica das escolas de ensino médio integrado. Os resultados do estudo apontam que a imagem da escola reflete a concepção dos gestores independente do modelo de gestão adotado e assim, tende a promover dois tipos de formação. A primeira na perspectiva do “cidadão aprendente”, onde a escola tem por base uma gestão voltada para a tecnocracia, produtivista na relação com o mundo do trabalho. Nesta configuração prevalece o estilo puramente empresarial que por sua vez promove à cidadania funcional, restrita a aquisição de conhecimentos básicos para inclusão no mercado de trabalho. Em outra perspectiva, consideramos o “aprendente como cidadão”, onde partimos do pressuposto que uma gestão democrática, reconhece a importância de uma educação polivalente para a construção de uma cidadania cívica, que tem como objetivo a geração da consciência crítica, que estimula no aluno a abertura ao sentido ético da existência em sociedade. Dessa forma, uma vez que a ênfase no modelo de gestão empresarial observada atualmente é coerente com as tendências mundiais em educação, será oportuno considerar que é possível à gestão buscar a eficácia escolar na perspectiva da qualidade social e democrática da escola para atender às expectativas de oportunidade dos jovens. Portanto, sendo a gestão escolar a chave principal do processo capaz de promover o saber crítico para a formação da cidadania, cabe ao gestor organizar a escola para que a eficiência institucional esteja a serviço de quem mais necessita dela, o aluno enquanto cidadão de direito a ter direitos, tendo por base uma gestão que considere a importância de oferecer aos jovens oportunidades de qualificação pessoal e profissional para a promoção da formação do sujeito político.
In Brazil the education policy guidelines for high schools are being scrutinized publicly because of the Federal Government’s political determination to implement the national policy for integrated high schools and professional education. In Ceará, it was determined that secondary schools will put this into practice through the application of the enterprise management model to the Professional Education State Schools (Escolas Estaduais de Educação Profissional – EEEP). The main goal of this study was to analyse and defy the challenges of the proposal for citizenship education in relation to the enterprise management principles, in order to achieve the mission of the EEEP which is the integrated education and youth protagonism. The initial hypothesis was that integrated high schools which adopted enterprise management became oriented to respond to the labour market whereas the managerial model focuses on quality and results. This case study intends to describe the management in integrated high schools (Escola de Ensino Médio Integrado – EMI) from the enterprise management model point of view aiming to present an analysis about management principles/ school significance and its consequences for citizenship education. So, this qualitative research was set to question if: (i) management pursues efficiency in schools in the sense of social and democratic quality of schools to accomplish teenagers’ expectations on public school; (ii) the school manager conducts his/her practice by the enterprise managerial model focusing on quality and results; (iii) teenagers’ expectations on professional schools are based and guided by the future opportunities within the competitiveness of the labour market; (iv) the political guidelines for professional education aim qualifications in order to respond to the labour market. The aim was to analyze the management and organizational processes based upon the Enterprise Socio-Educational Technology (Tecnologia Empresarial Socio-Educacional – TESE) in two schools where it was executed in first place. Methodological procedures were based upon a triangulation of methods and techniques within the qualitative research procedures. So, besides questionnaires and interviews, students’ life projects and formal evaluation reports were analysed in what regards the administrative and pedagogical quality of integrated high schools. Data analysis shows that the image of school mirrors the manager thinking regardless the managerial model adopted and subsequently promotes two styles of education. First, the idea of the in learning citizen, where school bases its management on technocratic and productive models and on its relation to the labour market. In this perspective the enterprise model prevails in association to a functional concept of citizenship, in other words, educating citizens to feed the need an requests of the labour market. Second, the idea of the learner as a citizen, based on the principle of democratic model which recognises the importance of an holistic education for an active citizenship aiming to educate critical, ethical sense and conscious students and members of a society. This way, since the enterprise managerial model trails educational global trends, it is feasible to consider that it is possible to aim for efficiency within schools according to the social and democratic quality of schools to meet the expectations of young people. So, having in mind that the enterprise management model focused in this research To reach the expected result, the strategic institutional efficiency of State Professional Schools, we propose the process of strategic control of the enterprise socio-educational technology management model through the combination of central documents, such as, the Pedagogical Political Project and the Action and Goals Plan. Being the school management capable of promoting the critical knowledge for the citizenship education, it is the manager’s responsibility to organize the school so the institutional efficiency serves the ones who need it the most, the student as a subject of rights and duties, having a management model that bares in mind the importance of offering teenagers opportunities of personal and professional qualifications in order to uphold the education of the political subject.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo de conhecimento em Organização e Administração Escolar)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34675
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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