Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35122

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Maria Custódia Jorge dapor
dc.contributor.authorFernandes, Amália Gonçalvespor
dc.date.accessioned2015-05-12T15:03:33Z-
dc.date.available2015-05-12T15:03:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1809-4031por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/35122-
dc.description.abstractNeste artigo, apoiando-nos em alguns autores que perspectivam o poder como um elemento substantivo – poder instituído – e outros que o analisam como um verbo em ação – poder instituinte (ROCHA, 2007), destacando algumas das tipologias de poder patentes na investigação sociológica e organizacional sobre a escola, apresentamos dados empíricos e discursos organizacionais, propiciados pela realização de um estudo de caso de caráter qualitativo. Podemos dizer, então, que as relações de poder na escola tanto possibilitam o reforço das relações hierárquicas e assimétricas de poder que se verificam entre os atores organizacionais, como viabilizam a criação de novos “círculos de poder”, que podem ser ativados pontualmente ou ser objeto de uma atualização mais ou menos generalizada. Esses poderão reforçar-se e apresentar-se aos atores/alunos, nosso principal alvo de estudo, como os mais legítimos, sobrepondose a todos os outros mas não os anulando. O objetivo essencial é o de apresentar a organização escolar como um contexto eminentemente complexo, sobretudo quando analisada à luz da multiplicidade e cumulatividade das relações de poder que nela emergem e se concretizam.por
dc.description.abstractIn this paper, based on a few authors who see power as a substantive element – instituted power – and others who consider it as an action verb – instituting power (ROCHA, 2007) –, highlighting some types of power relevant in sociological and organizational research on schools, we present empirical data and institutional discourses, enabled by a case study of qualitative nature. Thus, we can say that relations of power in schools both allow the strengthening of hierarchical and asymmetrical relations of power that exist between institutional players and enable the creation of new “circles of power” that can be promptly activated or can be object of a modernization process held in a more or less generalized manner. This may be reinforced and introduced to players/students, our main target of study, as the most legitimate object, superseding all others but not canceling them. The key objective is to present school organization as a highly complex environment, especially when considered in the light of the multiple and cumulative relations of power that emerge and are materialized.por
dc.description.abstractEn el presente artículo, con el apoyo de algunos autores que perspectivam el poder como un elemento sustancial – poder establecido –, y otros que lo analizan como un verbo de acción – poder instituyente (ROCHA, 2007), destacando algunas de las tipologías de poder manifiestas en la investigación sociológica y organizacional acerca de la escuela, presentamos dados empíricos y discursos organizacionales, facultados por la realización de un estudio de caso de naturaleza cualitativa. Podemos decir, entonces, que las relaciones de poder en la escuela permiten tanto el reforzamiento de la jerarquía y asimetría del poder verificadas en los atores organizacionales, como hacen viable la constitución de nuevos “círculos de poder” que se puede activar puntualmente o ser objecto de uma actualización más o menos generalizadas. Los dichos círculos podrán reforzarse y presentarse a los alumnos/atores, el foco principal de nuestro estudio, como los más legítimos, por encima de todos pero no los anulando. El objectivo esencial es presentar la organización escolar como un contexto eminentemente complejo, sobre todo cuando analizada a la luz de la multiplicidad y la acumulación de las relaciones de poder que en ella surgen y se concretan.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPoderpor
dc.subjectDominaçãopor
dc.subjectResistênciapor
dc.subjectPowerpor
dc.subjectDominationpor
dc.subjectResistancepor
dc.subjectDominaciónpor
dc.subjectResistenciapor
dc.titleAs relações de poder na escola pública : um estudo de casopor
dc.title.alternativeRelations of power in public schools : a case study-
dc.title.alternativeLas relaciones de poder en la escuela pública : un estudio de caso-
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativapor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage167por
oaire.citationEndPage195por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitlePráxis educativapor
oaire.citationVolume9por
dc.identifier.doi10.5212/PraxEduc.v.9i1.0008por
sdum.journalPráxis Educativapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
As realções de poder.pdf306,39 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID