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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCabeleira, João-
dc.contributor.authorSilva, Joana Clementina Araújo Rochapor
dc.date.accessioned2015-05-27T10:40:11Z-
dc.date.available2015-05-27T10:40:11Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/35303-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitecturapor
dc.description.abstractAnálise comparativa de feiras do Alto Minho – relação entre espaço e apropriação é uma investigação na qual se pretende explorar a feira e os seus espaços enquanto parte integrante da urbe. Partindo de um olhar sobre as feiras, a partir do âmbito disciplinar da arquitetura, procura-se a compreensão desta prática inserida no quotidiano das cidades, elaborando-se uma análise critica sobre a sua pertinência, e a dos espaços em que esta tem lugar no desenvolvimento e vivência das cidades. Compreender o impacto da feira no espaço público e relações urbanas (sociais, económicas, culturais e identitárias) na sua adaptação e apropriação dos e nos lugares, comparando com o uso dos mesmos nos dias em que não há feira. Assim, as premissas estruturais desta investigação assentam em perceber o uso (quando há e não há feira) do espaço onde ela se desenrola equacionando o seu papel nas cidades. A investigação organiza-se em quatro fases atravessando a premissas estruturais estabelecidas. A primeira fase surge da reflexão sobre os casos analisados percebendo o que é uma feira na atualidade enquadrando e clarificando o tipo de feiras existentes. Assim, compreender a feira enquanto elemento crucial na formação da identidade dos lugares. Numa segunda fase apresentação da amostra, onde se desenrola uma análise dos casos de estudo, parte-se de uma análise geral do lugar (e das relações à escala urbana), até ao particular (aferindo características do desenho urbano) para entender de que modo se adapta e permite a realização da feira. aNa terceira fase perceber a capacidade de mutação do espaço que este evento proporciona aos lugares sendo uma atividade efémera mas cíclica, privilegiando- se a análise in situ realizada através da vivência e registos dos lugares “à boleia “ de um feirante. A quarta fase surge da reflexão sobre tais espaços onde se procura especular possíveis estratégias de intervenção nestes lugares onde mais do que criar um modelo rígido para receber a feira, se visa repensar o seu lugar na cidade, tendo como objetivo a transformação de espaços de status de exclusão, aproximando-os de um caráter de inclusão entre a vivência da cidade.por
dc.description.abstractComparative analysis of Markets in the Minho region – The relation between the space and appropriation, is an investigation with the intention to explore the market and it’s spaces, while being part of the city. Approaching the markets from an architectural point of view, in search to understand these practice in urban day life, a critical analysis is elaborated about its relevance, the spaces in which they take place, through the development of the cities and it’s experiences. In attempt to understand the impact of the markets in the public space and urban relations (social, economic, cultural and identity) in it’s adaption and appropriation of the places, in comparison with it’s daily use of the same place in days without markets. Thus, the structural assumptions of this research is based on realizing the use and non- use (when there is no market) of the place where it takes place and the roles they play in the cities. This investigation is organized in four phases keeping in mind established structural assumptions. The first phase arises from the reflection of the analyzed case studies, trying to understand what a market is in the present, cataloging and clarifying the different types of markets. Thus urges to understand the market as a crucial element in the formation of a places’ identity. The second phase, presents the case studies, where an analysis for each case is produced, starting with a general approach of the place (the relations at an urban scale), up to the particular approach (gauging the characteristics of urban design) to better understand how they adapt and allow the markets to take place. The third phase, an understanding of the capacity of mutating the space; what this event proposes to the place, being an ephemeral but cyclic activity. Incentivizing the in situ analysis realized through the experience and records of the places with “a ride” of a marketer. The fourth phase, a reflection of these spaces in a search to outline possible strategic interventions in these places, trying to create a rigid model to host the markets, aiming to rethink its place in the city, with the objective of transforming the space from the “excluding” status, bringing them closer to an inclusive character of the experience of the city.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleAnálise comparativa de feiras no Alto Minho: relação entre espaço e apropriaçãopor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc711.61(469.11)por
dc.identifier.tid201115980-
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

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