Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35447

TítuloCocriação de valor num serviço de saúde: integração de recursos, resultados e efeitos moderadores
Autor(es)Vitorino, Liliana Coutinho
Orientador(es)Alves, Helena
Ferreira, Pedro Lopes
Data18-Dez-2014
Resumo(s)A lógica da criação de valor alterou-se para uma lógica onde impera a integração de recursos operantes sendo o valor uma criação conjunta: cocriação de valor. No contexto do serviço de saúde, a cocriação de valor permitirá gerar benefícios que se refletirão em vários resultados. Assim, também os profissionais de saúde devem criar práticas para envolver os seus utilizadores de forma a integrarem recursos que facilitaram o processo de cocriação. O objetivo deste estudo é analisar se os recursos operantes (literacia em saúde, perícia enquanto utilizador, motivação para participar e orientação para a procura de informação de saúde) contribuem para o processo de cocriação de valor em contexto de saúde, respetivos resultados e o efeito de moderadores na integração desses recursos. Para tal, foram recolhidos dados qualitativos, junto de 14 utilizadores de serviços de saúde e 11 profissionais de saúde através de um questionário de resposta aberta e dados quantitativos aplicando um questionário online a uma amostra de 1118 indivíduos. Foi ainda nece.ssário desenvolver uma escala pelo que se recorreu a dois focus groups (cada um com 6 intervenientes). O modelo concetual foi testado através de um sistema de equações estruturais. Os resultados indicaram que a motivação para participar e a perícia enquanto utilizador têm impacto no processo de cocriação de valor; já os recursos orientação para a procura de informação de saúde e a literacia em saúde não se confirmaram como influenciadores no processo. Verificou-se ainda que o processo de cocriação de valor tem efeito positivo na qualidade percebida, satisfação, partilha das experiências de problemas de saúde e intenções comportamentais. A confiança, empatia, diálogo, acesso, riscobenefício e transparência (DART) também revelaram ter impacto no processo de cocriação mas falharam enquanto moderadores na integração dos recursos. É esperado que as organizações de saúde e profissionais de saúde reflitam sobre estas conclusões e iniciem práticas de cocriação, gerando valor "para si" e para "os outros" que neste caso são o seu público-alvo.
The logic of value creation has changed to a logic where operant resources integration prevails, and the value is jointly created: co-creation of value. Co-creation of value in the health context allows perform benefits which are reflected in some results. Thus, health suppliers should create managerial practices to involve their users in arder to integrate their resources which influence the value co-creation process. The aim of this study is to analyze if the operant resources (health literacy, expertise as user, motivation to participate and orientation for health information seeking) contribute to the value co-creation process in the health context, their results and the moderators effects on this resources integration. Therefore, qualitative data was collected through an open-answer questionnaire among of 14 users and 11 health professionals and quantitative data was collected applying an online questionnaire to a sample of 1118 subjects. lt was necessary to develop a new sca le and for that it was conducted two focus groups (each with 6 participants) . The conceptual model was tested through structural equations modeling. The results indicate that motivation to participate an_d expertise as user have impactas resources on the co-creation process; whereas orientation for health information seeking and health literacy did not confirm as influencing the process. lt was also found that the value co-creation process has positive effects on perceived quality, satisfaction, behavioral intentions and sharing of health problems experiences. Trust, empathy, dialogue, access, risk-benefit and transparency also show impact on the value co-creation process but they fail as moderators of resources integration. lt is expected that health organizations a nd health professionals reflect ove r these conclusions and start practices of co-creation, in arder to generating value "for self" and "for others" , which in this case are their target public.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento do Programa Doutoral em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35447
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
EEG - Teses de Doutoramento

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