Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35766
Título: | A interdisciplinaridade no ensino vocacional de música: aprendizagem musical centrada no instrumento musical |
Outro(s) título(s): | The interdisciplinarity of musical teaching: musical learning focused on the musical instrument |
Autor(es): | Magalhães, Liliana Simões de Oliveira |
Orientador(es): | Martingo, Ângelo |
Palavras-chave: | Interdisciplinaridade Formação musical Instrumento musical Cinestesia Interdisciplinarity Musical education Musical instrument Synesthesia |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Este relatório de estágio foi realizado tendo por base o estágio
curricular realizado na Escola de Música Companhia da Música – Fundação Bomfim,
de Braga. Tem como título A Interdisciplinaridade no Ensino Vocacional de Música:
Aprendizagem musical centrada no instrumento musical e, baseando-se numa
perspetiva integrada das aprendizagens, procura apresentar uma proposta pedagógica de
práticas inclusivas favorecedoras do sucesso educativo. Tendo como fundamento o
facto dos alunos de uma escola de musica do ensino especializado terem como ambição
a prática instrumental,esta investigação procura perceber, em primeiro lugar, de que
forma a recorrência ao instrumento musical poderá ser útil aquando da aquisição de
competências rítmicas e melódicas na disciplina de Formação Musical e, em segundo
lugar, até que ponto poderá constituir um factor motivador, facilitando assim o processo
de aprendizagem.
A investigação realizada sustenta a importância do recurso ao instrumento
musical na aprendizagem das competências específicas da Formação Musical, e como
fator de motivação na aprendizagem, verificando-se um melhor desempenho na
Formação Musical nos alunos cuja a aprendizagem foi realizada com recurso ao
instrumento musical relativamente àqueles em que a aprendizagem se processou na
ausência deste recurso. The current report is based on the curricular internship in Companhia da Música – Fundação Bomfim in Braga. The implemented action-research, now reported as The Interdisciplinarity of Musical Teaching: Musical learning focused on the musical instrument, is based on an integrated perspective of the apprenticeship, aiming at an inclusive pedagogical practice proposal contributing to learning success. Knowing that instrumental practice is the main focus of interest of students in a specialized music school, an an intervention plan was designed and implemented to understand (1) how aural training rhythmical and melodic competences could be delevoped using instrumental performance and (2) if using the musical instrument to achieve aural raining skills would constitute a motivation factor in the learning process. The investigation carried out supports the importance of using the musical instrument on acquiring aural training skills, showing also that such recourse to the musical instrument is a motivation factor. In fact, students trained with recourse to the musical instrument showed higher motivation and performed better on aural skills than students trained in aural skills with no recourse to the musical instrument. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35766 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Liliana Simões de Oliveira Magalhães.pdf Acesso restrito! | 3,03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |