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TítuloAprender a ser: contributos da expressão dramática para o desenvolvimento de competências sociais
Outro(s) título(s)Learning to be: contribution of drama to the development of social skills
Autor(es)Capitão, Cláudia Patrão
Orientador(es)Dias, Maria dos Anjos Flôr
Palavras-chaveCompetências sociais
Expressão dramática
Social skills
Drama
Data2014
Resumo(s)O presente projeto de intervenção foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, envolvendo o estudo duma turma do 2º ano de escolaridade do Ensino Básico, com crianças de idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos de idade. Este projeto tem como título “Aprender a Ser: Contributos da Expressão Dramática para o Desenvolvimento de Competências Socias” e, tal como o próprio nome indica, pretende desenvolver competências sociais através de atividades de Expressão Dramática. Os motivos que conduziram à formulação deste projeto de intervenção prendem-se à observação de falta de competências sociais na turma, o que parecia influenciar negativamente a dinâmica do grupo devido à constante existência de conflitos e problemas relacionais. Com a convicção de que a Expressão Dramática é uma área naturalmente ligada à Formação Pessoal e Social, transversal ao currículo, considerou-se que esta poderia ser um instrumento facilitador do desenvolvimento de competências sociais numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida. Assim, tornou-se essencial pesquisar e elaborar atividades de Expressão Dramática que fossem adequadas tanto à problemática em estudo quanto às necessidades e características do grupo de crianças. Pretendia-se, deste modo, criar oportunidades de natureza lúdica, afetiva e social, que levassem as crianças a refletir sobre si mesmos e sobre a sua relação com o outro, desenvolvendo competências como a comunicação, envolvimento na interação com o outro, assertividade, autocontrolo, entre outras. Do ponto de vista metodológico o projeto situa-se no quadro das metodologias qualitativas, adotando a investigação-ação com objetivos pedagógicos e investigativos. Os resultados obtidos no final do projeto de intervenção, comparativamente com os da fase de diagnóstico, sugerem melhorias nas competências que se apresentavam como sendo as menos desenvolvidas, em particular as reveladoras de auto-controlo. Esta melhoria sugere que a Expressão Dramática, ao propor situações e ao criar momentos de reflexão da criança sobre si e sobre a sua relação com o outro, facilitou a aquisição e melhoria de competências sociais.
This intervention project was developed under the Supervised Teaching Practice II course, involving the study of a class of 2nd grade of basic education, with children aged 7 and 8 years old. This project is entitled "Learning to Be: Contribution of Drama to the Development of Social Skills" and, as the name implies, is aimed at developing social skills through drama activities. The reasons that led to the formulation of this intervention project stem from the observation of a lack of social skills in the classroom, which appeared to negatively influence the group dynamics due to the constant occurrence of conflicts and relationship problems. With the conviction that Drama is naturally linked to the area of Personal and Social Education, transversal to the whole Curriculum, it was considered that it could be a tool to facilitate the development of social skills in a perspective of lifelong learning. Thus, it became essential to investigate and develop drama activities which were both appropriate to the problem under study, as well as the needs and characteristics of this group of children. The aim was to create opportunities that promoted playful behaviours and the social and emotional development of the child, helping them reflect about their relationship with their peers, while developing skills such as communication, involvement in the interaction with others, assertiveness, self-control, among others. From a methodological point of view, this project is located within the qualitative methodology, adopting an action research approach with educational and investigative purposes. The results obtained after the project intervention, when compared with the diagnostic phase, suggest improvements in the skills that were presented as being less developed initially, in particular those behaviours reflecting self-control. This improvement suggests that Drama, by proposing situations and creating moments of personal reflection about the child and their relationship with one another, facilitated the acquisition and improvement of social skills.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35803
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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