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TítuloA diferenciação pedagógica e os aspetos lúdicos: um processo integrado das práticas em contexto Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Pedagogical differentiation and aspects of learning: an integrated process of practice in Early Years and Primary Schools
Autor(es)Santos, Ana Catarina Monteiro
Orientador(es)Martins, José Alberto Lourenço Gonçalves
Palavras-chaveDiferenciação pedagógica
Inclusão
Cooperação
Lúdico
Prática pedagógica
Pedagogical differentiation
Inclusion
Cooperation
Ludic
Pedagogical practice
Data2014
Resumo(s)Cada vez mais os contextos escolares são heterogéneos e diversificados dentro de cada sala, apelando a uma pedagogia diferenciada e inclusiva, sendo totalmente necessário que as práticas dos docentes em sala de aula se modifiquem. Tal alteração poderá ser conduzida a partir da inserção da diferenciação pedagógica, que deixa de generalizar toda a turma e passa a ter em conta as necessidades individuais de cada criança. No âmbito de um estágio curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foi elaborada uma investigação com base na metodologia de investigação-ação, na tentativa de compreender os efeitos de uma prática pedagógica diferenciada, com o recurso aos aspetos lúdicos. Esta investigação divide-se essencialmente em duas naturezas, uma qualitativa, que se desenvolveu ao longo de 15 semanas com a implementação de atividades diferenciadas, inclusivas e lúdicas, complementada com o uso de instrumentos diferenciados, numa sala de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com um total de 24 crianças e também quantitativa, a partir da implementação de um questionário sociométrico inicial e final. A investigação pretende assim destacar a importância do contexto educativo, das intervenções desenvolvidas e da investigação, na procura de mudanças na prática educativa e no realce do papel das atividades didáticas, permitindo a construção de instrumentos diferenciados e atividades lúdicas que promovam a inclusão de crianças com características heterogenias, sem omitir o que as torna diferentes. Pretende-se refletir e apresentar, a partir desta prática, uma postura do professor mais investigativa, reflexiva, participativa, ativa e crítica, como componentes essências à formação do mesmo. De uma modo geral e partindo de toda a prática desenvolvida, concluo, a partir dos resultados visíveis na sala de aula, que a aplicação de uma metodologia que considera a criança um ser participativo e que atende às suas características, concebe efeitos positivos face ao seu desenvolvimento social, pessoal e psicológico.
The school context is increasingly more diverse in each classroom, requiring an inclusive and differentiated pedagogy. It is totally necessary for teachers to adapt their practices in the classroom. Such change may be carried out from the introduction of pedagogical differentiation, which stop generalizing the student needs and take into account the individual needs of each child. As part of my Master Degree training in Early Years and Primary Education, a research was developed based on the action-research methodology, in attempt to understand the effects of a differentiated pedagogical practice using aspects learning through play. This research is divided in two main approaches: qualitative, which was developed throughout fifteen weeks with the implementation of inclusive, differentiated and ludic activities, complemented using differentiated instruments in a Year 2 classroom in a Primary School, with twenty-four children. The second approach was quantitative, implementing the same sociometric questionnaire at the beginning and at the end of the study. The research aims to highlight the importance of educational context, seeking for changes in educational practice and putting emphasis on the didactic activities role, allowing for construction of differentiated instruments and aspects of learning that promote the inclusion of diverse children, without neglecting what makes them different. Based on this research, a teacher´s position should be more investigative, reflective, participative, active and critical. These should be essential components to the teacher´s training. Generally speaking and based on the whole practice developed, I conclude, from the visible findings in the classroom that applying a methodology that involves a participatory child and meets their characteristics, allows for positive effects in relation to their social, personal and psychological development.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35902
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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