Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35918
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, Maria Alfredo | - |
dc.contributor.author | Mota, Sofia Salgado Alves da | por |
dc.date.accessioned | 2015-07-03T13:13:25Z | - |
dc.date.available | 2015-07-03T13:13:25Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/35918 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Educação de Infância | por |
dc.description.abstract | O presente estudo analisou o impacto da implementação de um dispositivo de Avaliação de Desempenho Docente com uma dimensão formativa em contexto de educação de infância. A problemática do estudo assentou na seguinte questão: Poderá um sistema formativo de Avaliação de Desempenho Docente (ADD) promover a melhoria das práticas pedagógicas em contexto de educação de infância? O objetivo geral foi: planificar, desenvolver e avaliar um dispositivo de Avaliação de Desempenho Docente em contexto de educação de infância numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) da zona norte de Portugal. Os objetivos específicos foram: I. identificar as conceções de supervisão e ADD por parte da equipa de educadoras; II. caracterizar as perceções da equipa acerca das práticas pedagógicas de educação de infância; III. desenvolver e avaliar estratégias de avaliação formativa do desempenho docente; IV. promover, através da reflexão, o desenvolvimento profissional das participantes e consequente transformação das práticas pedagógicas. O estudo integrou um grupo de cinco educadoras de infância e teve uma forte componente de supervisão pedagógica, inscrita no modelo clínico. Partindo de uma análise empírica assente numa metodologia de investigação de natureza qualitativa, o estudo utilizou como estratégias na recolha de dados a entrevista de grupo (Focusgroup); o portefólio profissional das educadoras e os registos provenientes da observação de aulas. Concluímos que um dispositivo de ADD inscrito num paradigma formativo, com função reguladora e uma forte componente de supervisão pedagógica é o desejável quando a intencionalidade principal é a promoção do desenvolvimento profissional dos professores. | por |
dc.description.abstract | The present study analyzes the impact of the implementation of a Teacher Performance Evaluation device with a coaching dimension in a childhood education context. The problem studied was based in the following question: Can a performance evaluation coaching system promote the improvement of pedagogical practices in a childhood education context? The general goal was: planning, developing and evaluating a Teacher Performance Evaluation (TPE) device in a childhood education context in a private non-profit institution in northern Portugal. The specific objectives are: I. Identify the supervisory conceptions and Teacher Performance Evaluation by the educator’s group; II. Characterize the perception of the group regarding childhood education’s pedagogical practices; III. Develop and evaluate formative assessment strategies of teacher performance; IV. Promote, through reflection, the professional development of the participants and resulting transformation of teaching practices. The study was composed by a group of five kindergarten teachers and focused on pedagogical supervision, based on a clinic model. Starting from an empirical analysis based on a research methodology of a qualitative nature, the study resorted to group interviews, the professional portfolio of the teachers and the records from classroom observation as strategies for data collection We concluded that a TPE device based on a formative paradigm, with regulatory functions and a strong pedagogical supervision component is what we should aim for when the main goal is to promote the professional development of the teachers. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Avaliação do desempenho docente | por |
dc.subject | Supervisão | por |
dc.subject | Educação de infância | por |
dc.subject | Teacher performance evaluation | por |
dc.subject | Supervision | por |
dc.subject | Childhood education | por |
dc.title | Avaliação de desempenho docente: um caminho para a melhoria das práticas na educação de infância | por |
dc.title.alternative | Teacher performance evaluation: a pathway to the improvement of professional practices in childhood education | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.subject.udc | 371.136 | por |
dc.identifier.tid | 201514907 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Sofia Salgado Alves da Mota_2015 .pdf | 28,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |