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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Denise Martinspor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2015-07-22T13:58:59Z-
dc.date.available2015-07-22T13:58:59Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationRocha, D. & Carvalho, G.S. (2015). Expressões artísticas e simbolismo do desenho infantil em oncologia pediátrica: estudo comparativo entre Portugal e Brasil. In: Atas do XI SIEFLAS (Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde): Perpsetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizado. Porto: Escola Superior de Educação do Porto. pp. 260-267por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/36343-
dc.description.abstractA educação artística desempenha um importante papel como disciplina e atividade de ocupação para o apoio pedagógico no contexto da oncologia pediátrica. O seu exercício pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida das crianças enquanto estão em tratamento da doença, estimulando a expressão das suas emoções, interação com o próprio grupo, pais e profissionais de saúde, e ainda desfocando-as da problemática do internamento e das consultas a que se submetem. A partir de um primeiro levantamento no Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-P) com observação não participante, entrevistas e um questionário semiaberto, construímos um instrumento de avaliação com 46 itens - AAACTO – Atividades Artísticas Aplicadas à Crianças em Tratamento Oncológico. Para este estudo específico, procedemos à análise dos itens que abordam os sujeitos quanto às expressões artísticas e representações dos desenhos das crianças. Procedemos à aplicação deste instrumento no IPO-P, Portugal, e no Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) em Salvador da Bahia, Brasil. Em cada país, a amostra compreendeu 75 sujeitos divididos em três grupos: Grupo-A, 25 crianças com idades entre os 2 e 18 anos em tratamento oncológico; Grupo B, 28 progenitores; e Grupo C, 22 elementos de equipa médica e não médica; Selecionamos ainda uma amostra com 40 desenhos, sendo 20 de cada país, onde procuramos identificar a simbologia imagética da expressão visual destas crianças. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que nos dois países as crianças podem optar por diversas atividades, sendo que as mais procuradas são desenho, pintura, modelagem e música. A maioria dos três grupos sublinha ainda que a educação artística neste âmbito auxilia na aprendizagem de outras disciplinas, que com este exercício as crianças demonstram criatividade, apresentam melhoria no seu bem-estar e autoestima, se socializam, preferem representar o quotidiano fora do hospital e expressam emoções positivas em seus desenhos.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação do Portopor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/136045/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação artísticapor
dc.subjectOncologia pediátricapor
dc.subjectSimbolismo imagéticopor
dc.subjectDesenho infantilpor
dc.titleExpressões artísticas e simbolismo do desenho infantil em oncologia pediátrica: estudo comparativo entre Portugal e Brasilpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
sdum.event.titleAtas do XI SIEFLAS - Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde: Perpsetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizado-
oaire.citationStartPage260por
oaire.citationEndPage267por
oaire.citationConferencePlacePorto, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
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