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https://hdl.handle.net/1822/36343
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rocha, Denise Martins | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.date.accessioned | 2015-07-22T13:58:59Z | - |
dc.date.available | 2015-07-22T13:58:59Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Rocha, D. & Carvalho, G.S. (2015). Expressões artísticas e simbolismo do desenho infantil em oncologia pediátrica: estudo comparativo entre Portugal e Brasil. In: Atas do XI SIEFLAS (Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde): Perpsetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizado. Porto: Escola Superior de Educação do Porto. pp. 260-267 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/36343 | - |
dc.description.abstract | A educação artística desempenha um importante papel como disciplina e atividade de ocupação para o apoio pedagógico no contexto da oncologia pediátrica. O seu exercício pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida das crianças enquanto estão em tratamento da doença, estimulando a expressão das suas emoções, interação com o próprio grupo, pais e profissionais de saúde, e ainda desfocando-as da problemática do internamento e das consultas a que se submetem. A partir de um primeiro levantamento no Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-P) com observação não participante, entrevistas e um questionário semiaberto, construímos um instrumento de avaliação com 46 itens - AAACTO – Atividades Artísticas Aplicadas à Crianças em Tratamento Oncológico. Para este estudo específico, procedemos à análise dos itens que abordam os sujeitos quanto às expressões artísticas e representações dos desenhos das crianças. Procedemos à aplicação deste instrumento no IPO-P, Portugal, e no Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) em Salvador da Bahia, Brasil. Em cada país, a amostra compreendeu 75 sujeitos divididos em três grupos: Grupo-A, 25 crianças com idades entre os 2 e 18 anos em tratamento oncológico; Grupo B, 28 progenitores; e Grupo C, 22 elementos de equipa médica e não médica; Selecionamos ainda uma amostra com 40 desenhos, sendo 20 de cada país, onde procuramos identificar a simbologia imagética da expressão visual destas crianças. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que nos dois países as crianças podem optar por diversas atividades, sendo que as mais procuradas são desenho, pintura, modelagem e música. A maioria dos três grupos sublinha ainda que a educação artística neste âmbito auxilia na aprendizagem de outras disciplinas, que com este exercício as crianças demonstram criatividade, apresentam melhoria no seu bem-estar e autoestima, se socializam, preferem representar o quotidiano fora do hospital e expressam emoções positivas em seus desenhos. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Escola Superior de Educação do Porto | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/136045/PT | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação artística | por |
dc.subject | Oncologia pediátrica | por |
dc.subject | Simbolismo imagético | por |
dc.subject | Desenho infantil | por |
dc.title | Expressões artísticas e simbolismo do desenho infantil em oncologia pediátrica: estudo comparativo entre Portugal e Brasil | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
sdum.event.title | Atas do XI SIEFLAS - Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde: Perpsetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizado | - |
oaire.citationStartPage | 260 | por |
oaire.citationEndPage | 267 | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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SIEFLAS_Ocologia-Desenhos,p260-267.pdf | Artigo | 5,39 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |