Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36349

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaulo, Rui M.por
dc.contributor.authorAlbuquerque, Pedro Barbaspor
dc.contributor.authorBull, Raypor
dc.date.accessioned2015-07-22T14:16:03Z-
dc.date.available2015-07-22T14:16:03Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier0102-7972en_US
dc.identifier.citationPaulo, Rui M.; Pedro B. Albuquerque; Bull, Ray. Entrevista de crianças e adolescentes em contexto e forense, Psicologia: Reflexão e Crítica, 28, 3, 623-631, 2015.por
dc.identifier.issn1678-7153por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/36349-
dc.description.abstractConhecer as diferentes etapas do desenvolvimento humano é uma competência essencial para o entrevistador em contexto policial e forense. É imprescindível adaptar a entrevista em função da avaliação das competências da testemunha. Este artigo caracteriza as etapas do desenvolvimento humano ao longo da infância e adolescência, destacando o desenvolvimento da memória e outras competências relevantes para a entrevista de testemunhas. Analisou-se ainda a adequabilidade de várias metodologias utilizadas para este fi m, salientando algumas diretrizes fundamentais para a condução de uma boa entrevista. Por fim, focou-se na Entrevista Cognitiva Melhorada enquanto técnica promissora para entrevistar crianças e adolescentes. Pretende-se não apenas rever de forma crítica a literatura existente, mas também construir um guia para os profi ssionais desta área.por
dc.description.abstractKnowing the different developmental stages is an essential skill for the forensic or police interviewer. It is crucial to adapt the interview according to the witness developmental assessment. This article describes the stages of human development throughout childhood and adolescence, with particular emphasis on the development of memory and other skills involved in the interview process. The appropriateness of several methodologies used for interviewing child witnesses is discussed, as well as some fundamental guidelines for conducting a good interview. Lastly, the article focuses on the Enhanced Cognitive Interview as a promising technique for interviewing children and adolescents. The aim of this study is not only to critically review the existing studies, but also to write a guide for professionals in this areapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEntrevista cognitivapor
dc.subjectEntrevista investigativapor
dc.subjectDesenvolvimento humanopor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectCognitive interviewpor
dc.subjectInvestigative interviewpor
dc.subjectHuman developmentpor
dc.subjectChildrenpor
dc.subjectAdolescentpor
dc.titleEntrevista de crianças e adolescentes em contexto policial e forense: uma perspectiva do desenvolvimentopor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000300623&lng=pt&nrm=iso&tlng=enpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage623por
oaire.citationEndPage631por
oaire.citationIssue3por
oaire.citationTitlePsicologia: Reflexão e Críticapor
oaire.citationVolume28por
dc.date.updated2015-07-19T17:03:46Z-
dc.identifier.doi10.1590/1678-7153.201528321por
dc.subject.wosSocial Sciencespor
sdum.journalPsicologia: Reflexão e Críticapor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
0102-7972-prc-28-03-00623.pdf414,77 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID