Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36487

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Ana Filipapor
dc.contributor.authorMartins, Ana A.por
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.por
dc.date.accessioned2015-07-28T15:35:55Z-
dc.date.available2015-07-28T15:35:55Z-
dc.date.issued2015-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/36487-
dc.description.abstractUma das primeiras transições educativas das crianças é a passagem da pré-escola para o primeiro ano de escolaridade. Como nas demais transições de ciclos escolares, espera-se da criança determinadas competências para enfrentar com sucesso a nova fase académica. Importa assim avaliar se o desempenho cognitivo da criança acompanha tais exigências. Neste estudo de carácter exploratório, pretendemos verificar se o desempenho cognitivo se diferencia quando comparamos crianças do pré-escolar e crianças do primeiro ano de escolaridade. Como seria expectável, os resultados apontam para uma diferenciação a favor das crianças que frequentam o primeiro ano de escolaridade, com excepção da prova verbal de pensamento divergente. As discrepâncias obtidas apontam no sentido da validade genética da bateria, apresentando-se algumas implicações destes resultados para a prática e a investigação.por
dc.description.abstractMoving from preschool to the first grade is one of the earliest educational transitions of childhood. As in the other transitions the child is expected to have some skills to face this new academic step demands. lt is therefore important to assess whether the child's cognitive performance accompanies such requirements. ln this exploratory study, we attempt to verify if the cognitive development can be differentiated between kindergartens and f irst graders. Has it would be expected the results point to a positive differentiation favoring first graders, except in divergent verbal thought test. Discrepancies obtained point towards genetic validity of the battery, presenting some implications of these findings for practice and research.-
dc.description.sponsorshipInstituto Superior Politécnico Gayapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimentopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInteligênciapor
dc.subjectAvaliação da inteligênciapor
dc.subjectDesempenho cognitivopor
dc.subjectTransição escolarpor
dc.subjectAprendizagem escolarpor
dc.subjectIntelligencepor
dc.subjectIntelligence assessmentpor
dc.subjectCognitive performancepor
dc.subjectEducational transitionpor
dc.subjectScholar learningpor
dc.titleDesempenho cognitivo: diferenças entre crianças do pré-escolar e início do ensino básicopor
dc.title.alternativeCognitive performance: differences between children of preschool and early primary education-
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage32por
oaire.citationEndPage43por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitlePsicologia, educação e culturapor
oaire.citationVolume19por
sdum.journalPsicologia, Educação e Culturapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Desempenho cognitivo - diferenças entre crianças do PE e início do 1º Ciclo do EB.pdf4,02 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID