Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37391
Título: | Currículo e autonomia na escola portuguesa: uma análise crítica da centralização nos ensinos básico e secundário |
Autor(es): | Pacheco, José Augusto Marques, Micaela |
Palavras-chave: | Políticas educativas em Portugal Ensino básico e secundário Educational policies in Portugal Primary and secondary education |
Data: | 2015 |
Revista: | Revista Histedbr On-line |
Resumo(s): | Pretende-se com este artigo focar as políticas educativas em Portugal, relativas aos ensinos
básico e secundário, a partir da globalização e analisar de modo crítico as mudanças
acontecidas na escola e no currículo. Constata-se que o movimento global da educação
acentua a noção de escola como organização produtiva e contribui para formas de
governação curricular centradas em testes, de acordo com procedimentos que são reforçados
pela avaliação externa, incluindo a avaliação institucional e a avaliação das aprendizagens.
Palavras-chave: políticas educativas em Portugal; ensinos básico e secundário Posited in a globalization context, this article focuses on Portuguese educational politics regarding basic and secondary education, analyzing critically the changes that took place in school and in curriculum. It is observed that education's global movement not only stresses the idea of school as a productive organization, but also contributes to the consolidation of test-based curriculum governance, according to procedures reinforced by external evaluation, including institutional and learnings' evaluation |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37391 |
ISSN: | 1676-2584 |
Versão da editora: | https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/histedbr/issue/view/325 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HISTEDBR.pdf | 700,6 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |