Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37484
Título: | A obra Venus in Furs e a sua influência em outras formas de arte: um estudo comparatista |
Outro(s) título(s): | The book Venus in Furs and its influence on other art forms: a comparative study |
Autor(es): | Pereira, Cláudia Raquel Castro |
Orientador(es): | Mendes, Maria do Carmo Pinheiro e Silva Cardoso Sousa, Sérgio Guimarães de |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Venus in Furs é uma obra literária escrita em 1870 pelo autor austríaco Leopold von
Sacher-Masoch. Maioritariamente desconhecida do grande público, esta novela não
deixa, ainda assim, de ter influenciado um número significativo de manifestações
artísticas das mais diversas áreas.
Esta dissertação é uma reflexão sobre o influxo exercido por essa obra literária em
versões musicais e cinematográficas.
Após a elaboração de uma biografia do autor e da análise desta novela, o trabalho
reúne e analisa tais manifestações, com especial destaque para as criações musicais dos
grupos The Velvet Underground e Electric Wizard e para as adaptações
cinematográficas de Joseph Marzano, Massimo Dallamano, Jesús Franco, Monika Treut
e Elfi Mikesch, Victor Nieuwenhuijs e Maartje Seyferth e, por fim, de Roman Polanski.
Os diálogos interartísticos apresentados nesta dissertação justificam uma abordagem,
ainda que sucinta, de algumas questões teóricas, designadamente a definição e o campo
de estudos da Literatura Comparada, o percurso diacrónico das relações literaturamúsica
e literatura-cinema, e as problemáticas principais subjacentes a uma adaptação
cinematográfica. Venus in Furs is a literary work written in 1870 by the Austrian author Leopold von Sacher-Masoch. Mostly unknown to the general public, this novel still has influenced a significant number of artistic expressions in the most diverse areas. This dissertation is a reflection on the influx that this literary text has had on musical and cinematographic versions. After the elaboration of the author’s biography, and the analysis of his novel, these artistic expressions will be brought together and analyzed, with a special emphasis on the music creations from the bands The Velvet Underground and Electric Wizard and on the film adaptations by Joseph Marzano, Massimo Dallamano, Jesús Franco, Monika Treut and Elfi Mikesch, Victor Nieuwenhuijs and Maartje Seyferth and, finally, by Roman Polanski. The interartistic dialogues presented in this dissertation justify an approach, although succinct, to some theoretical questions, namely the definition and the field of studies of Comparative Literature, the history of the relations between literature and music and literature and cinema and the problematic of the adaptation of books to films. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Mediação Cultural e Literária |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37484 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO CLÁUDIA.pdf | 3,42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |