Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37495

TítuloNormas de completamento de radicais de palavras portuguesas
Autor(es)Pimentel, Eduarda
Albuquerque, Pedro Barbas
Palavras-chaveCompletamento de radicais
Memória implícita
Normas
Implicit memory
Norms
Stem completion
Data2007
EditoraInstituto Superior de Psicologia Aplicada
RevistaLaboratório de Psicologia
Resumo(s)O uso da memória implícita revela-se quando o desempenho numa tarefa é facilitado mesmo na ausência de recordação consciente da experiência prévia (Graf & Schacter, 1985). Grande parte da investigação sobre a recuperação não consciente baseou-se na utilização de tarefas de memória implícita que têm vindo igualmente a ser utilizadas no estudo da produção não consciente de memórias falsas no paradigma DRM (Deese, 1959; Roediger & McDermott, 1995). Este procedimento experimental consiste na apresentação de listas de palavras associadas a uma palavra-chave não apresentada, designada de item crítico, seguida de tarefas de evocação e/ou reconhecimento. O presente estudo debruça-se sobre a construção de normas de completamento de 223 radicais de palavras portuguesas, elaboradas a partir de listas de associados criadas de raiz para o contexto português (Albuquerque, 2005). O material aqui apresentado poderá ser usado em vários estudos, nomeadamente os que envolvam tarefas de memória implícita de completamento de palavras.
The use of implicit memory reveals when performance on a task is facilitated in the absence of conscious recollection of previous experience (Graf & Schacter, 1985). A wide number of research studies on unconscious retrieval are based on implicit memory tasks. This approach is also used on the study of unconscious production of false memories in DRM paradigm (Deese, 1959; Roediger & McDermott, 1995). This experimental procedure consists on the presentation of associated word lists to a key word not presented, called critical item, followed by recall and/or recognition tasks. The main goal of the present study is to obtain Portuguese norms for the completion of 223 word stems, elaborated from lists of semantic associates created specifically for the Portuguese context (Albuquerque, 2005). The material here presented can be used in several studies mainly ones with implicit memory tasks of stem completion.
TipoArtigo
DescriçãoRocha, D. & Carvalho, G.S. (2015) Educação pela arte: perceções no contexto do grupo de apoio a crianças com câncer em Salvador-Bahia. In: Z. Anastácio, G.S. Carvalho. & B. Pereira (Eds) Atividade Física, Saúde e Lazer. Desenvolvimento das Crianças e Problemáticas Relacionadas com a Saúde. Novas Edições Académicas. pp. 56-72 (ISBN: 978-613-0-16270-2).
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37495
ISSN1646-6004
Outros identificadores1645-7927
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PIMENTEL &ALBUQUERQUE (2007) - LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA.PDF1,79 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID