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https://hdl.handle.net/1822/37535
Título: | Promoting Gypsy children's school engagement: a story-tool project to enhance self-regulated learning |
Outro(s) título(s): | Promoção do school engagement em crianças ciganas: o recurso à narrativa “Sarilhos do Amarelo” na melhoria da aprendizagem autorregulada |
Autor(es): | Pereira, Ana Raquel Gomes |
Orientador(es): | Rosário, Pedro |
Palavras-chave: | Gypsy children SRL program School engagement SRL strategies Crianças ciganas Autorregulação da aprendizagem |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | The high rate of school failure among Gypsy children is on the agenda of the European
policies. The current study assessed the efficacy of an extra-class program, eighteen weeks
long, to promote behavior engagement and cognitive engagement (self-regulated learning
(SRL)) of Gypsy children from fourth grade. Gypsy communities were contacted and the 35
Gypsy children of the 4th grade (10 to 12 years old) participating in the study were randomly
distributed in the experimental and control groups.
The program used a story-tool to organize the weekly sessions, due to the cultural value of
stories and oral transmission of values in Gypsy communities. Children's behavior
engagement and self-regulatory behaviors in the classroom were assessed with an observation
protocol. The 35 Gypsy children were observed along the duration of the program for 12 fiveminute
intervals for a total of 60 min. Findings show the efficacy of the program to promote
behavior engagement and to enhance SRL strategies. A elevada taxa de fracasso escolar entre as crianças ciganas é uma das preocupações que integra as agendas europeias. O presente estudo avaliou a eficácia da implementação de um programa, ao longo de 18 semanas em tempo extracurricular, cuja promoção do behavior engagement e cognitive engagement (autorregulação da aprendizagem) constituíram os seus objetivos. As comunidades ciganas foram contactadas, sendo que 35 crianças ciganas do 4.º ano de escolaridade (10 a 12 anos), integraram o estudo. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente nos grupos experimental e de controlo. Devido ao valor cultural da transmissão oral de valores da comunidade cigana, para organização das sessões, o programa utilizou como ferramenta uma narrativa. Os comportamentos de engagement e de autorregulação das crianças ciganas foram avaliados com recurso a um protocolo de observação em contexto de sala de aula. As 35 crianças ciganas foram observadas ao longo do programa em 12 intervalos de cinco minutos, o que se traduz num total de 60 minutos de observação para cada criança. Os resultados sugerem a eficácia do programa na promoção do behavior engagement e na melhoria da utilização das estratégias de autorregulação nos alunos que integraram o grupo experimental. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37535 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ana Raquel Gomes Pereira.pdf Acesso restrito! | 2,04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |