Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37535

TítuloPromoting Gypsy children's school engagement: a story-tool project to enhance self-regulated learning
Outro(s) título(s)Promoção do school engagement em crianças ciganas: o recurso à narrativa “Sarilhos do Amarelo” na melhoria da aprendizagem autorregulada
Autor(es)Pereira, Ana Raquel Gomes
Orientador(es)Rosário, Pedro
Palavras-chaveGypsy children
SRL program
School engagement
SRL strategies
Crianças ciganas
Autorregulação da aprendizagem
Data2015
Resumo(s)The high rate of school failure among Gypsy children is on the agenda of the European policies. The current study assessed the efficacy of an extra-class program, eighteen weeks long, to promote behavior engagement and cognitive engagement (self-regulated learning (SRL)) of Gypsy children from fourth grade. Gypsy communities were contacted and the 35 Gypsy children of the 4th grade (10 to 12 years old) participating in the study were randomly distributed in the experimental and control groups. The program used a story-tool to organize the weekly sessions, due to the cultural value of stories and oral transmission of values in Gypsy communities. Children's behavior engagement and self-regulatory behaviors in the classroom were assessed with an observation protocol. The 35 Gypsy children were observed along the duration of the program for 12 fiveminute intervals for a total of 60 min. Findings show the efficacy of the program to promote behavior engagement and to enhance SRL strategies.
A elevada taxa de fracasso escolar entre as crianças ciganas é uma das preocupações que integra as agendas europeias. O presente estudo avaliou a eficácia da implementação de um programa, ao longo de 18 semanas em tempo extracurricular, cuja promoção do behavior engagement e cognitive engagement (autorregulação da aprendizagem) constituíram os seus objetivos. As comunidades ciganas foram contactadas, sendo que 35 crianças ciganas do 4.º ano de escolaridade (10 a 12 anos), integraram o estudo. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente nos grupos experimental e de controlo. Devido ao valor cultural da transmissão oral de valores da comunidade cigana, para organização das sessões, o programa utilizou como ferramenta uma narrativa. Os comportamentos de engagement e de autorregulação das crianças ciganas foram avaliados com recurso a um protocolo de observação em contexto de sala de aula. As 35 crianças ciganas foram observadas ao longo do programa em 12 intervalos de cinco minutos, o que se traduz num total de 60 minutos de observação para cada criança. Os resultados sugerem a eficácia do programa na promoção do behavior engagement e na melhoria da utilização das estratégias de autorregulação nos alunos que integraram o grupo experimental.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37535
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Raquel Gomes Pereira.pdf
Acesso restrito!
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