Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37545

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Iolandapor
dc.contributor.authorRodrigues, Bruna Regina da Silvapor
dc.date.accessioned2015-10-07T10:36:41Z-
dc.date.available2015-10-07T10:36:41Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37545-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractEmpirical research has provided evidence about the importance of listening comprehension, word recognition and oral reading fluency on reading comprehension. This study aims to examine the direct effects of these three variables on reading comprehension and the indirect effects of word recognition and listening comprehension on reading comprehension via oral reading fluency. A sample of 325 second-grade students of elementary education completed a battery of tests that assessed listening comprehension, word recognition, oral reading fluency and reading comprehension. Path analysis showed that the direct effects of listening comprehension, word recognition and oral reading fluency on reading comprehension were statistically significant as well as the indirect effect of word recognition on reading comprehension via oral reading fluency. Oral reading fluency was not a mediator variable of the relationship between listening comprehension and reading comprehension. The results are discussed and limitations of the study as well as guidelines for future research are presented.por
dc.description.abstractA investigação tem fornecido evidência empírica sobre a importância da compreensão oral, do reconhecimento de palavras e da fluência da leitura na compreensão da leitura. Este estudo pretendeu analisar os efeitos diretos destas três variáveis na compreensão da leitura e os efeitos indiretos do reconhecimento de palavras e da compreensão oral na compreensão da leitura via fluência da leitura. Uma amostra de 325 alunos do segundo ano do Ensino Básico realizou uma bateria de testes que avaliou a compreensão oral, o reconhecimento de palavras, a fluência da leitura e a compreensão da leitura. A path analysis demonstrou que os efeitos diretos da compreensão oral, do reconhecimento de palavras e da fluência da leitura na compreensão da leitura foram estatisticamente significativos bem como o efeito indireto do reconhecimento de palavras na compreensão da leitura via fluência da leitura. A fluência da leitura não foi uma variável mediadora da relação entre a compreensão oral e a compreensão da leitura. Os resultados obtidos são discutidos e são apresentadas limitações do estudo bem como orientações para investigações futuras.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectListening comprehensionpor
dc.subjectWord recognitionpor
dc.subjectOral reading fluencypor
dc.subjectReading comprehensionpor
dc.subjectPath analysispor
dc.subjectCompreensão oralpor
dc.subjectReconhecimento de palavraspor
dc.subjectFluência da leiturapor
dc.subjectCompreensão da leiturapor
dc.subjectPath analysispor
dc.titleEffects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade studentspor
dc.title.alternativeInfluência da compreensão oral, do reconhecimento de palavras e da fluência da leitura na compreensão da leitura em alunos do segundo anopor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc159.946-
dc.identifier.tid201172844por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologia-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Bruna Regina da Silva Rodrigues.pdf
Acesso restrito!
2,29 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID