Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37558

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNeto, Waldemar Brandãopor
dc.contributor.authorPereira, Beatriz Oliveirapor
dc.contributor.authorMonteiro, Estela Maria Leite Meirellespor
dc.date.accessioned2015-10-07T15:56:39Z-
dc.date.available2015-10-07T15:56:39Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.isbn978-972-8969-11-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37558-
dc.description.abstractA violência escolar vem travando intensos debates atuais que extrapola o cenário escolar, requerendo o envolvimento de outros setores. Modelos de intervenção vem sendo desenvolvidos com o intuito de fomentar políticas anti-bullying e ações que contribuem para ressignificar o ambiente escolar enquanto local seguro, agradável e que é capaz de enfrentar os problemas sociais e desenvolver competências nas crianças. Este projeto de investigação faz parte da tese de doutorado a ser desenvolvida no Brasil com a contribuição de pesquisadores do CIEC-UM. O objetivo geral será implementar e avaliar um programa de intervenção anti-bullying em uma comunidade escolar. O desenho de pesquisa será alicerçado pelo modelo de métodos mistos, pois pretende combinar os métodos qualitativos e quantitativos, de modo a oferecer um olhar global do problema. O desenvolvimento do programa, será embasado numa estratégia de educação e saúde guiada pelo referencial teórico e metodológico freireano em diálogo com o modelo da Community-based participatory research (CBPR) uma prática de pesquisa orientada para o desenvolvimento de intervenções participativas objetivando mudanças na realidade. A avaliação da efetividade do programa será realizada por mensuração antes e após a intervenção, fazendo uso do questionáro de autorrelato sobre o bullying, escala de apoio social e ajustamento escolar. Pretende-se com este estudo defender a seguinte Tese: A construção e implementação de um programa anti-bullying, baseado em uma ação educativa dialógica, problematizadora, criativa e que destaca o papel dos adolescentes enquanto protagonistas para transformações no contexto social, poderá favorecer a diminuição da agressividade e da vitimização no cenário escolar. Este modelo de intervenção baseado na, e, com a escola visa agregar um conjunto de componentes que poderão se comportar de forma favorável para a minimização do comportamento agressivo e da vitimização entre os pares. Além disso, poderá fortalecer uma ação intersetorial para a promoção à saúde do escolar.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectPrevençãopor
dc.titleBullying escolar: proposta de um programa educativo de intervenção mediado pelos círculos de culturapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage559por
oaire.citationEndPage565por
oaire.citationConferencePlacePorto, Portugalpor
oaire.citationTitleLivro de Atas do XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS). Perspetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizadopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdepor
sdum.conferencePublicationLivro de Atas do XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS). Perspetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizadopor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
BULLYING ESCOLAR_NETO ET AL_SIEFLAS2015.pdf441,85 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID