Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37558
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Neto, Waldemar Brandão | por |
dc.contributor.author | Pereira, Beatriz Oliveira | por |
dc.contributor.author | Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles | por |
dc.date.accessioned | 2015-10-07T15:56:39Z | - |
dc.date.available | 2015-10-07T15:56:39Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-8969-11-0 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/37558 | - |
dc.description.abstract | A violência escolar vem travando intensos debates atuais que extrapola o cenário escolar, requerendo o envolvimento de outros setores. Modelos de intervenção vem sendo desenvolvidos com o intuito de fomentar políticas anti-bullying e ações que contribuem para ressignificar o ambiente escolar enquanto local seguro, agradável e que é capaz de enfrentar os problemas sociais e desenvolver competências nas crianças. Este projeto de investigação faz parte da tese de doutorado a ser desenvolvida no Brasil com a contribuição de pesquisadores do CIEC-UM. O objetivo geral será implementar e avaliar um programa de intervenção anti-bullying em uma comunidade escolar. O desenho de pesquisa será alicerçado pelo modelo de métodos mistos, pois pretende combinar os métodos qualitativos e quantitativos, de modo a oferecer um olhar global do problema. O desenvolvimento do programa, será embasado numa estratégia de educação e saúde guiada pelo referencial teórico e metodológico freireano em diálogo com o modelo da Community-based participatory research (CBPR) uma prática de pesquisa orientada para o desenvolvimento de intervenções participativas objetivando mudanças na realidade. A avaliação da efetividade do programa será realizada por mensuração antes e após a intervenção, fazendo uso do questionáro de autorrelato sobre o bullying, escala de apoio social e ajustamento escolar. Pretende-se com este estudo defender a seguinte Tese: A construção e implementação de um programa anti-bullying, baseado em uma ação educativa dialógica, problematizadora, criativa e que destaca o papel dos adolescentes enquanto protagonistas para transformações no contexto social, poderá favorecer a diminuição da agressividade e da vitimização no cenário escolar. Este modelo de intervenção baseado na, e, com a escola visa agregar um conjunto de componentes que poderão se comportar de forma favorável para a minimização do comportamento agressivo e da vitimização entre os pares. Além disso, poderá fortalecer uma ação intersetorial para a promoção à saúde do escolar. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Bullying | por |
dc.subject | Adolescentes | por |
dc.subject | Educação em saúde | por |
dc.subject | Prevenção | por |
dc.title | Bullying escolar: proposta de um programa educativo de intervenção mediado pelos círculos de cultura | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 559 | por |
oaire.citationEndPage | 565 | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto, Portugal | por |
oaire.citationTitle | Livro de Atas do XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS). Perspetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizado | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | por |
sdum.conferencePublication | Livro de Atas do XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS). Perspetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizado | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BULLYING ESCOLAR_NETO ET AL_SIEFLAS2015.pdf | 441,85 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |