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TítuloEficácia de intervenções de carreira para a autonomização de jovens institucionalizados
Outro(s) título(s)Career interventions efficacy for the independency promotion of institutionalized foster youth
Autor(es)Brandão, Joana Isabel Extremina de
Orientador(es)Silva, Ana Daniela
Palavras-chaveJovens institucionalizados
Intervenções de carreira
Autonomização
Avaliação de intervenções
Revisão sistemática da literatura
Foster youth
Career interventions
Emancipation
Program evaluation
Systematic review
Data2015
Resumo(s)Para os jovens institucionalizados, a transição para a vida adulta implica uma mudança de contexto que têm de realizar sem os recursos tradicionais que outros jovens possuem. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de se conhecer quais os resultados das avaliações de intervenções de carreira para a autonomização em jovens institucionalizados. Foram eleitos 17 artigos, onde se compararam os modelos de intervenção e os resultados das avaliações das intervenções. A análise comparativa global das avaliações sugere resultados positivos para a promoção da autonomização, através de intervenções na criação de redes de suporte, de estratégias educativas, da prestação de serviços, da criação de projetos de carreira, do ensino de capacidades de autonomização e da educação residencial multidisciplinar. Tendo por base a pequena amostra de artigos, realça-se a necessidade de avaliação deste tipo de intervenções e de criação de intervenções para esta população em específico.
The transition to adulthood for institutionalized foster youth implies a change of context, which has to be done without the “traditional resources” of other youth. A systematic review was taken with the purpose of understanding the results of career interventions for autonomy promotion. Seventeen publications were elected. Comparisons of the interventions characteristics and the assessment results were made. The global analysis suggests positive results for the promotion of the independence process, through development of social relationships, educational strategies, service providing, independent living skills, instruction and multidisciplinary residential programs. Looking at the few articles sample, we support the need for more evaluations of this kind of interventions and the call of their creation for this particular population.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37586
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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