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https://hdl.handle.net/1822/37586
Título: | Eficácia de intervenções de carreira para a autonomização de jovens institucionalizados |
Outro(s) título(s): | Career interventions efficacy for the independency promotion of institutionalized foster youth |
Autor(es): | Brandão, Joana Isabel Extremina de |
Orientador(es): | Silva, Ana Daniela |
Palavras-chave: | Jovens institucionalizados Intervenções de carreira Autonomização Avaliação de intervenções Revisão sistemática da literatura Foster youth Career interventions Emancipation Program evaluation Systematic review |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Para os jovens institucionalizados, a transição para a vida adulta implica uma mudança de
contexto que têm de realizar sem os recursos tradicionais que outros jovens possuem. Foi
realizada uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de se conhecer quais os
resultados das avaliações de intervenções de carreira para a autonomização em jovens
institucionalizados. Foram eleitos 17 artigos, onde se compararam os modelos de intervenção
e os resultados das avaliações das intervenções. A análise comparativa global das avaliações
sugere resultados positivos para a promoção da autonomização, através de intervenções na
criação de redes de suporte, de estratégias educativas, da prestação de serviços, da criação de
projetos de carreira, do ensino de capacidades de autonomização e da educação residencial
multidisciplinar. Tendo por base a pequena amostra de artigos, realça-se a necessidade de
avaliação deste tipo de intervenções e de criação de intervenções para esta população em
específico. The transition to adulthood for institutionalized foster youth implies a change of context, which has to be done without the “traditional resources” of other youth. A systematic review was taken with the purpose of understanding the results of career interventions for autonomy promotion. Seventeen publications were elected. Comparisons of the interventions characteristics and the assessment results were made. The global analysis suggests positive results for the promotion of the independence process, through development of social relationships, educational strategies, service providing, independent living skills, instruction and multidisciplinary residential programs. Looking at the few articles sample, we support the need for more evaluations of this kind of interventions and the call of their creation for this particular population. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37586 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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