Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37591
Título: | Avaliação e intervenção psicológica em contexto escolar |
Outro(s) título(s): | Psychological assessment and intervention in school context |
Autor(es): | Freitas, Maria Alexandra Ribeiro de |
Orientador(es): | Ribeiro, Iolanda |
Palavras-chave: | Psicologia escolar Avaliação psicológica Intervenção psicológica School psychology Psychological assessment Psychological intervention |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente relatório visa descrever as atividades desenvolvidas nos últimos cinco anos
de trabalho na área da Psicologia Escolar e da Educação. Relatam-se as atividades
desenvolvidas na qualidade de psicóloga escolar do Agrupamento de Escolas da Lixa-
Felgueiras. Nesta explanação efetua-se uma caracterização das principais problemáticas
atendidas no Serviço de Psicologia e Orientação e descrevem-se as principais modalidades de
avaliação e intervenção psicológicas realizadas. Descrevem-se, também, as intervenções
psicológicas em grupo, nomeadamente ao nível da intervenção vocacional, e as ações de
formação realizadas para pais, professores, alunos e pessoal não docente. São referidas as
principais funções e papeis desempenhados, procurando-se evidenciar o conjunto de
competências profissionais desenvolvidas enquanto psicóloga neste contexto profissional. O
relatório finaliza com uma reflexão crítica relativamente ao papel e às competências
requeridas aos psicólogos que desempenham as suas funções em contexto escolar, sendo
igualmente analisados os principais constrangimentos e desafios à prática profissional neste
contexto. The present report aims to describe the activities as a practitioner in the field of School and Educational Psychology during the last five years. All the activities were developed in the quality of School Psychology in “Agrupamento de Escolas da Lixa – Felgueiras” are reported. The characterization of the main problematics taken into account by the Psychological Service is described in this report, and the methods of assessment and psychological interventions are thoroughly explained. It is also described the group psychology interventions developed, namely vocational interventions, and formative actions taken by the parents, teachers and school staff. I also refer a set of professional skills developed over the last years by emphasizing the main responsibilities in the “Agrupamento de Escolas da Lixa – Felgueiras”. The current report ends with a critical reflection upon the role and the required competencies of the psychologists that act upon the school environment. Moreover, the main constraints, limitations and challenges found when exercising my professional practice are addressed. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37591 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Alexandra Ribeiro de Freitas.pdf Acesso restrito! | 1,98 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |