Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37600

TítuloO impacto da visualização de desenhos animados no comportamento alimentar em crianças
Outro(s) título(s)The impact of the visualization of cartoons on children’s food behavior
Autor(es)Ferreira, Rita Manuel Rodrigues
Orientador(es)Gonçalves, Sónia
Vaz, Ana Rita
Palavras-chaveDesenhos animados
Preferências alimentares
Atitudes alimentares
Escolhas alimentares
Crianças
Cartoons
Food preference
Food attitudes
Food choice
Children
Data2015
Resumo(s)Poucos estudos têm analisado os efeitos da visualização de desenhos animados nas preferências, atitudes e escolhas alimentares das crianças. O presente estudo teve como objetivos analisar: (1) o efeito do visionamento de desenhos animados que promovem uma alimentação saudável nas preferências e nas atitudes alimentares e (2) o efeito do visionamento de desenhos animados que promovem uma alimentação saudável nas escolhas alimentares. A amostra do presente estudo foi composta por 147 crianças. Os participantes foram divididos em dois grupos: controlo (n = 75) que visualizou desenhos animados sem referência à alimentação e experimental (n = 72) que visualizou desenhos animados com mensagens alimentares saudáveis. Cada criança ingeriu alimentos e preencheu os seguintes questionários: avaliação do apetite, avaliação do reconhecimento dos desenhos animados e medidas de preferência, avaliação das atitudes para uma alimentação saudável e avaliação das preferências alimentares. Os resultados revelaram efeitos significativos do grupo nas escolhas alimentares das crianças. As crianças do grupo experimental escolheram mais alimentos saudáveis do que as crianças do grupo de controlo. A pertinência deste estudo prende-se com o facto de se ter encontrado efeitos da visualização de desenhos animados promotores de uma alimentação saudável nas escolhas alimentares das crianças.
Few studies have analyzed the effects of the visualization of cartoons on children’s preference, attitudes and choice to eating. The present study aimed to analyze: (1) the effect of visualization of cartoons that promote healthy eating on food preference and attitudes; and (2) the effect of visualization of cartoons that promote healthy eating on food choice. The sample was comprised of 147 children. The participants were distributed in two groups: control (n = 75) which visualized cartoons without any reference to healthy eating and, experimental (n = 72) which visualized cartoons with healthy eating messages. Each child intake the food and completed the following questionnaires: assessment of appetite; assessment of cartoon recognition and measures of preference; assessment of attitudes to healthy eating; and assessment of food preference. The results showed significant effects of group on children’s food choice. Children who participated in the experimental group chose healthier food than the children who participated on the control group. The relevance of this study is related with the fact that effects of the visualization of cartoons that promote healthy eating on food choice of children were found.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37600
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rita Manuel Rodrigues Ferreira.pdf1,8 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID