Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37603
Título: | Psychometric properties of the Utrecht Work Engagement Scale for Sudents in a Portuguese sample of high school and college students |
Outro(s) título(s): | Propriedades psicométricas da Utrecht Work Engagement Scale for Students numa amostra portuguesa de estudantes do ensino secundário e do ensino superior |
Autor(es): | Lima, Sara Pires |
Orientador(es): | Ribeiro, Iolanda Cadime, Irene Maria Dias |
Palavras-chave: | Envolvimento do aluno na escola Invariância fatorial Validade School engagement Structural invariance Validity |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | School engagement is a multidimensional construct characterized by vigor, dedication, and
absorption towards academic work. The study aimed to: a) examine the structural invariance of
the Utrecht Work Engagement Scale – Students (UWES-S) in a sample of high school and
college students; b) assess the relationship of school engagement with other variables, such as
school burnout, well-being, and academic performance. The UWES-S is a self-report measure
that assesses: Vigor, Dedication, and Absorption. Using a sample of 227 high school students
and 209 college students, two models (one and three factors) were tested, through Confirmatory
Factor Analysis. In order to assess the relationship of school engagement with the mentioned
constructs, Pearson’s correlations were computed. The results supported the three-factor
structure of the UWES-S in both samples, as well the partial invariance of the measure in
college and high school students. School engagement was negatively correlated with school
burnout, and positively correlated with the remaining variables. The found common structure
implies that school engagement encompasses the same dimension in both academic degrees. O envolvimento do aluno na escola é um constructo multidimensional caracterizado por vigor, dedicação e absorção para com as tarefas académicas. Este estudo teve como objetivos: a) estudar a invariância fatorial da Utrecht Work Engagement Scale for Students (UWES-S) numa amostra de estudantes do ensino secundário e do ensino superior; b) avaliar a relação entre o envolvimento do aluno na escola com outras variáveis, nomeadamente o school burnout, bemestar e desempenho académico. A UWES-S é uma medida de autorrelato que avalia: Vigor, Dedicação e Absorção. Utilizando uma amostra de 227 estudantes do ensino secundário e 209 do ensino superior, dois modelos (um e três fatores) foram testados, com recurso à Análise Fatorial Confirmatória. Para avaliar a relação entre o envolvimento na escola com os constructos mencionados, foram calculadas correlações de Pearson. Os resultados obtidos suportaram a estrutura tri-fatorial da UWES-S nas duas amostras, bem como a invariância parcial da medida em alunos universitários e do ensino secundário. O envolvimento na escola mostrou-se negativamente correlacionado com o school burnout, e positivamente correlacionado com as restantes variáveis. A estrutura comum encontrada implica que o envolvimento do aluno na escola engloba as mesmas dimensões nos dois graus de ensino. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37603 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sara Pires Lima.pdf Acesso restrito! | 1,88 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |