Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37825

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCasulo, José Carlos de Oliveirapor
dc.contributor.authorGonçalves, Sara Tiagopor
dc.date.accessioned2015-10-28T12:12:48Z-
dc.date.available2015-10-28T12:12:48Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37825-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractO presente trabalho, intitulado A Aprendizagem do Filosofar através do Texto Poético, é o relatório de estágio profissional concretizado na turma 10ºC da Escola Secundária de Alberto Sampaio, em Braga, durante o ano letivo 2013-2014, no âmbito do Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário. O mesmo pretende mostrar que os poemas podem promover nos estudantes a desenvoltura do sentido crítico e da capacidade de problematização inerentes ao filosofar. Afinal, filosofia e poesia tratam de assuntos semelhantes respeitantes à vida humana e, por isso, podem muito bem caminhar juntas na estrada do ensino-aprendizagem. As aulas lecionadas em torno dos valores, ética, direito, política, estética e problemas do mundo contemporâneo foram, pois, conduzidas no sentido de despertar a consciência filosófica dos alunos através de textos poéticos prontos a promover interpretações e a desvelar sentidos. Este relatório pretende, numa primeira parte, revelar aos leitores alguns pensamentos de autores que se dedicaram a pensar a poesia de um ponto de vista filosófico, oferecendo assim uma fundamentação científica à tese supramencionada; numa segunda parte, será dada a conhecer a forma como o projeto foi posto em prática, na sala de aula, e será feita uma avaliação sobre a sua realização.por
dc.description.abstractThis work, entitled The Learning of Philosophize through the Poetic Text , is the report of traineeship achieved in 10 º C High School class of Alberto Sampaio, in Braga, during the school year 2013-2014 in the framework of the Master of Teaching Philosophy on High School. It is intended to show that poems can foster a critical sense of resourcefulness and the ability to problem-inherent to philosophize in students. After all, philosophy and poetry deal with similar issues relating to human life and, therefore, may well walk together on the road of teaching and learning. Classes taught around the values, ethics, law, politics, aesthetics, and problems of the contemporary world were therefore conducted in order to arouse the philosophical conscience of students through readings of poetic texts which are ready to promote interpretations and uncover meanings. In its first part this report is intended to reveal to readers some thoughts of authors who have dedicated themselves to think poetry in a philosophical point of view, thus providing a scientific rationale to the above argument; a second part will describe how the project was put into practice in the classroom, and give an evaluation of its implementation.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRelatório de estágiopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectTraining reportpor
dc.subjectTeaching and learningpor
dc.subjectPoetrypor
dc.subjectPhilosophypor
dc.titleA aprendizagem do filosofar através do texto poéticopor
dc.title.alternativeThe learning of philosophize through the poetic textpor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc19:372.819por
dc.subject.udc372.819:19por
dc.identifier.tid201513277por
dc.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Tiago Goncalves.pdfRelatório de Estágio4,5 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID