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dc.contributor.advisorAraújo, Joaquim Filipepor
dc.contributor.authorReis, Maria Filomena Teixeirapor
dc.date.accessioned2015-11-02T09:55:22Z-
dc.date.available2015-11-02T09:55:22Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37881-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Administração Públicapor
dc.description.abstractAvaliar o desempenho vem constituindo um fator de grande relevância para qualquer organização, seja ela pública ou privada. Procura-se medir, comparar resultados por forma a melhorar o desempenho do capital humano e, por conseguinte, o da própria organização que, num mundo tão competitivo como aquele em que vivemos, se revela essencial. Se avaliar desempenhos é um elemento crucial, não o é menos conseguir maximizar esses mesmos desempenhos e, para isso é fundamental manter o capital humano motivado, pois só dessa forma os mesmos desenvolverão com melhor qualidade as suas tarefas e perseguirão os seus objetivos com maior eficácia e eficiência. Com a presente dissertação procura-se explorar a relação entre a avaliação de desempenho e a motivação dos funcionários com o objetivo de averiguar se avaliação de desempenho tem impacto na motivação dos funcionários públicos. A estratégia de pesquisa assentou em estudo de caso da CIM do Alto Minho (engloba 10 autarquias) com recurso a uma abordagem descritiva - quantitativa. Neste sentido foi efetuada uma análise de perceções com base num inquérito por questionário on-line, tendo sido usada para o efeito uma escala de Likert. A amostra do estudo é composta por 302 funcionários das diferentes autarquias, que são avaliados pelo subsistema SIADAP 3. Os resultados revelam que o sistema de avaliação de desempenho não é considerado justo, não motiva para melhores desempenhos nem contribui para melhorar a gestão da Administração Pública, ao contrário do que é pressuposto do próprio sistema de avaliação. Acresce que esta valoração do SIADAP 3 é mais discordante ainda entre os inquiridos que se sentem primariamente motivados por fatores intrínsecos.por
dc.description.abstractPerformance appraisal has become a key factor in any organization, be it public or private. If it is a crucial element, so it is to elicit better performance. Therefore, it is of the essence to keep the workforce motivated. This study intends to assert if performance appraisal and motivation are interrelated, and if extrinsic rewards have an additive effect on an intrinsically motivated workforce. Out of 3104 a total of 302 workers of the Alto-Minho County Community completed a survey, and data collected show that the performance appraisal system is seen as unfair and not adding to motivation. What’s more, logit analysis confirms that intrinsically motivated employees are more sceptical of Portuguese Public Administration Performance Appraisal System (SIADAP 3) than are extrinsically motivated employees who are demographically similar, work in similar positions and have the same beliefs about the fairness of the system and the probability of being rewarded for superior performance. Further data sanction that workers are motivated by their workplace, their position and the job they are doing, which adds to the fact that dissatisfaction is towards the SIADAP 3 itself and the way it has been implemented.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectNova gestão públicapor
dc.subjectAvaliação de desempenhopor
dc.subjectSIADAPpor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectNew public managementpor
dc.subjectPerformance appraisalpor
dc.subjectMotivationpor
dc.titleAvaliação de desempenho e motivação dos recursos humanos: caso da CIM Alto Minhopor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc35.08-
dc.identifier.tid201069067-
dc.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociais-
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