Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37912

TítuloMetodologias de estudo: contributos para a autonomia
Outro(s) título(s)Methods of study: contributions to the autonomy
Autor(es)Crista, Patrícia Raquel Alves Rodrigues
Orientador(es)Martins, Custódia
Data2014
Resumo(s)O presente relatório de estágio intitulado Metodologias de Estudo: Contributos para a Autonomia institui-se como estudo exploratório relativo à promoção da autonomia dos estudantes no ensino secundário, baseado na prática docente e na implementação do projeto de intervenção pedagógica. No âmbito do Mestrado em Ensino de Filosofia, o projeto de intervenção pedagógica foi realizado na Escola Secundária Martins Sarmento, envolvendo a turma de 100 ano, CT4, do agrupamento científico-tecnológico, constituída por um total de vinte e nove alunos. O relatório de estágio baseou-se na experiência docente e inseriu-se numa abordagem qualitativa com metodologia próxima da Investigação-Ação, preocupando-nos a formação do indivíduo, caraterizando o estudante como elaborador do próprio conhecimento e o professor como agente impulsionador do seu desenvolvimento. Para isso, procurou-se permitir aos alunos a adoção de práticas metodológicas potenciadoras de aprendizagem autónoma; a busca de conhecimento de forma independente; a aquisição autónoma de conhecimento e desenvolvimento de uma conceção integradora e holística do saber. No que diz respeito à estrutura do presente relatório este apresenta-se subdividido em dois capítulos. No primeiro remete-se para o plano e contexto geral de intervenção, por forma a esclarecer as condições e os princípios fundamentais no envolvimento de alunos do secundário no processo de aprendizagem como experiência de e para a autonomia. No segundo capítulo consideram-se diferentes aspetos referentes ao desenvolvimento e avaliação da intervenção. Assim, o relatório aqui apresentado integra um vasto plano de aulas, bem como a sua planificação, execução e reflexão sobre as mesmas. Neste sentido, a análise dos resultados, obtida através de vários tipos de fichas, observação e feedback permitem compreender se a implementação dos recursos e metodologias de trabalho possibilitaram o desenvolvimento do trabalho autónomo um fator de diferenciação pedagógica positiva no contexto de sala de aula. Acrescenta-se, ainda, a introdução, conclusão, referências bibliográficas e respetivos anexos.
This internship report entitled Methods of Study: Contributions to the Autonomy consists of an exploratory study on promoting students autonomy in secondary education based on teaching practice and implementation of a pedagogical intervention project. Regarding the Master degree on Philosophy teaching in the secondary school program of Minho University, the pedagogical intervention project was conducted at the Martins Sarmento Secondary School, involving the 10th grade class, CT4, on the scientific-technological group, consisting on a total of twenty-nine students. This report was based on teaching experience and involved a qualitative approach with Action Research methodology, concerning the formation of the individual, placing the student as the subject of his own knowledge and the teacher as the booster agent of his development. In order to do so, we sought to allow students too, adopt methodological practices which enhanced an autonomous learning; the independent pursuit of knowledge; the ability of acquiring knowledge autonomously and the development of an integrative and holistic conception of knowledge. The present report is constituted by two chapters. The first one refers to the plan and general context of intervention in order to enlighten the fundamental conditions and principles for the involvement of the secondary school students in the learning process of and for autonomy. On the second chapter several aspects referred to the development and evaluation of the intervention project are considered. Thus, this study is part of a vast lessons plans, as well as their planning and execution, and a reflection of the later. In this sense, the analysis of the results, obtained from various types of worksheets, direct observation of the students' performance in class and feedback allows us to understand if the deployment of resources and working methods contributed to the development of autonomous work as a promoter of positive educational differentiation within the classroom. Besides all things mentioned above, it also includes an introduction, a conclusion, bibliographical references and the corresponding attachments. Besides all things mentioned above, it also includes an introduction, a conclusion, bibliographical references and the corresponding attachments.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37912
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Patricia Crista.pdf64,44 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID