Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38000

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGama, Maria Gabrielapor
dc.date.accessioned2015-11-05T13:47:49Z-
dc.date.available2015-11-05T13:47:49Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/38000-
dc.description.abstract(Excerto) Neste artigo, propomo-nos abordar a correlação que julgamos existir entre a construção da personalidade individual e os meandros da fabricação da imagem social da empresa: as vicissitudes da elaboração da máscara no indivíduo determinam e acompanham os ritos celebrativos que promovem socialmente a empresa. É exactamente esta simbólica da máscara que aqui desejamos sublinhar, na medida em que ela nos permite identificar que toda a actividade social não é mais do que a representação de papéis nos quais nos conhecemos e reconhecemos uns aos outros. Deste modo, a máscara passa a ser a nossa própria identidade, o nosso eu, com o qual nos esforçamos por parecer. Ou seja, a construção da nossa máscara enquanto verdadeira personagem que nos identifica é, para nós, um sério investimento que se traduz na construção de um "estilo", do meu "estilo"; o indivíduo delegará na máscara tudo aquilo que ele pretende ser, e certamente sacrifica-se com mais orgulho do que mágoa para o sucesso deste ideal. A assunção deste rosto ficcional (máscara) que procuramos impregnar da máxima verosimilhança é a afirmação de um acto voluntarista e nesse sentido podemo- lo comparar a toda e qualquer criação como a arte, a ciência ou qualquer signo.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Porto. Faculdade de Letras (FLUP)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectImagem socialpor
dc.subjectEmpresapor
dc.titleA fabricação da imagem social da empresapor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://sigarra.up.pt/flup/pt/publs_pesquisa.FormView?P_ID=68052por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate20 - 21 out. 2005por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage1884por
oaire.citationEndPage1893por
oaire.citationConferencePlaceAveiro, Portugalpor
oaire.citationTitle4º Congresso SOPCOMpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.conferencePublication4º Congresso SOPCOMpor
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
GG_fabricacao-imagem-social-empresa.pdfArtigo em livro de atas124,07 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID