Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38032
Título: | Adequação dos materiais educativos aos estilos de aprendizagem dos alunos de cursos profissionais de informática |
Outro(s) título(s): | Adaptation of educational materials to learning styles of students of professional computing courses |
Autor(es): | Ferreira, Alberto Manuel |
Orientador(es): | Valente, Luís |
Palavras-chave: | VARK-Learn Canais sensoriais Estilos de aprendizagem Materiais educativos Sensory channels Learning styles Educational materials |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Na era em que a informática domina quase todo o processo de ensino e aprendizagem que
se consubstancia na obtenção de conhecimentos por parte dos aprendentes, teve este estudo o
intuito de utilizar materiais que facilitam a apreensão de conhecimentos e de encontrar um ser
humano recetivo a essas aprendizagens.
Para facilitar a aprendizagem por parte dos alunos, este trabalho foi orientado para que
fossem estudados os estilos de aprendizagem de cada aluno, podendo assim adequar os materiais
educativos ao estilo de aprendizagem de cada um.
Para determinar os estilos de aprendizagem de cada aluno, foi utilizado o questionário
disponibilizado pelo sistema VARK-Learn. VARK é o acrónimo inglês do inventário dos canais
sensoriais preferidos para aprendizagem dos alunos: Visual, Aural, Read/Write e Kinesthetic,
proposto por Fleming e Mills (1992), e que podemos traduzir como Visual, Auditivo, Lido/Escrito e
Cinestésico.
Os materiais didáticos foram integrados com estratégias previamente selecionadas e
diversificadas, para que os alunos concretizassem com sucesso as aprendizagens.
Foram construídos materiais educativos, de acordo com os estilos de aprendizagem dos
alunos, recorrendo a uma diversificação de materiais, para promover a sua utilização dentro e fora
do contexto de sala de aula.
Os resultados do estudo demonstram que a promoção da aprendizagem pode ser mais
efetiva, conhecendo previamente os estilos de aprendizagem individuais e adequando os materiais
educativos aos estilos de aprendizagem dos alunos, constituindo uma boa prática no ensino de
informática nos cursos profissionais. The era in which IT dominates almost the entire process of teaching and learning, which consists in obtaining knowledge by the learners, this study had the purpose of using materials which facilitate the acquisition of knowledge and met a human being open to these learning techniques. To make it easy for the students to learn, this study was adapted so that learning styles of each student were taken into account and so that I could adapt the educational materials according to the learning style of each and every one of them. In order to determine what were the learning styles of each student, it was used a questionnaire provided by the VARK-Learn system. VARK stands for Visual, Aural, Read/Write, and Kinesthetic, which in full regards the preferred sensory channels for the students to learn, Fleming and Mills (1992). The didactic materials were integrated along with previously selected and varied strategies so that students achieve successfully the learning. Educational materials were built according to the learning styles of the students using a diversity of materials in order to promote its using inside and outside of classroom. The study’s result shows that learning promotion could be more effective by previously knowing what individual learning styles and adapting the learning materials to the learning styles of the students, creating a good practice and conduct in the teaching of computing and IT in professional courses. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38032 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alberto Manuel Ferreira.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |