Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38066

TítuloO Jogo: entre o movimento e as regras
Autor(es)Sobreira, Maria Teresa da Silva
Orientador(es)Cunha, António Camilo
Palavras-chaveMotricidade
Jogo
Brincar
Lúdico
Expressão corporal
Conhecimento do corpo
Motricidade fina
Manipulação
Aprendizagem ativa
Motor skills
Game
Play
Bodily expression
Body knowledge
Fine motor skills
Manipulation
Active learning
Data2014
Resumo(s)Neste relatório será apresentado o projeto pedagógico posto em prática nos contextos de Jardim de Infância e Creche, no âmbito da Unidade Curricular, Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho. Este projeto foi desenvolvido na área de motricidade dando ênfase ao jogo e à brincadeira, pois através deles a criança desenvolve competências cognitivas, pratica regras de socialização e adquire destrezas motoras. Foi um projeto que teve origem na observação e análise do grupo e das suas necessidades. No Jardim de infância foi trabalhado o jogo e o jogo tradicional, bem como as regras e a sua importância através da introdução de um momento na rotina semanal para a prática de jogos em grupo, sempre num clima lúdico e não competitivo, embora, aos poucos se fossem introduzindo os conceitos de saber ganhar e saber perder. Na Creche foi dada mais importância ao movimento e à brincadeira livre como modo de expressão e conhecimento do corpo e desenvolvimento da motricidade fina. Foram realizadas atividades de expressão corporal e de manipulação de materiais. Teve-se em atenção criar um clima de aprendizagem ativa de modo a que as crianças pudessem construir conhecimentos na área de intervenção. As crianças envolveram-se nos jogos e brincadeiras aprendendo conceitos, desenvolvendo estratégias e socializando. Ao longo deste relatório encontram-se descrições de algumas atividades assim como considerações aos resultados obtidos ao longo do tempo com cada um dos contextos.
In this report a pedagogical project developed for kindergarten and day care will be presented. It regards the Practical Curricular Unit of Supervised Teaching Practice which is part of the Master’s study plan for Preschool Education at University of Minho. This project was developed in the area of motor skills, emphasizing games and playing. Through them children can develop cognitive and motor skills as well as the practice of rules and socialization. It originated in the observation and analysis of the group and their needs. In Kindergarten games, traditional games, rules and their importance have been developed by introducing a moment in the weekly routine for the practice of group games in a playful and non-competitive atmosphere. In Day Care it was centered in playing freely has a way of expression, knowing their own bodies and developing fine motor skills. Activities of bodily expression and manipulation of materials have been carried. A climate of active learning was carefully created so that the children to develop their knowledge in the area. With that purpose they have been involved in games and free paying, so learning new concepts developing strategies and socializing. Descriptions of the most significant activities as well as considerations of its results will be found along this thesis.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38066
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Teresa da Silva Sobreira.pdf2,33 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID