Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38111

Título"Virar a Sala de Aula”: centrar a aprendizagem no aluno recorrendo a ferramentas cognitivas
Outro(s) título(s)Flipped classroom: student-centered learning resorting to cognitive tools
Autor(es)Carvalho, Ricardo Jorge Oliveira
Orientador(es)Ramos, Altina
Palavras-chaveFlipped classroom
Ferramentas cognitivas
Aprendizagem baseada em problemas
Tecnologia em sala de aula
Tecnologia inclusiva
Cognitive tools
Problem based learning
Classroom technology
Inclusive technology
Data2014
Resumo(s)Os alunos com que lidamos hoje cresceram com acesso à Internet, a ferramentas como o YouTube, Redes Sociais e uma panóplia de outros recursos digitais, portanto estão em constante contacto com a tecnologia. Por isso, ir ao encontro desse mundo de imersão tecnológica em que vivem e integrá-lo nas práticas educativas pode ser a solução para o seu sucesso. Este trabalho expõe a aplicação destes princípios no âmbito de um projeto de intervenção pedagógica, numa disciplina de instalação e manutenção de equipamentos informáticos de um curso profissional do ensino secundário. As estratégias pedagógicas utilizadas consistiram numa abordagem de flipped classroom (sala de aula virada/invertida) (Bergmann, 2012). Neste contexto, a organização da sala de aula altera-se, o professor deixa de estar na posição central, para dar esse lugar aos estudantes, partilhando com eles as dúvidas e curiosidades recorrendo ao uso de tecnologias, promovendo uma maior dinâmica em sala de aula. Os alunos não aprendem a partir das tecnologias, mas as tecnologias podem apoiar a construção de significados por parte destes. Como estratégia potenciadora do processo de ensino-aprendizagem, a implementação deste projeto assentou na utilização de duas ferramentas cognitivas, nomeadamente na plataforma TED-Ed e no Packet Tracer da CISCO. O primeiro possibilita ao professor e aos alunos fazer intervenções em qualquer vídeo disponível no YouTube, ou na própria plataforma, transformandoos em cativantes lições, já que o vídeo ainda está, de certa maneira associado a um contexto de entretenimento, e a própria informação transmitida é mais facilmente absorvida. Considerando a essência da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que envolve a apresentação de situações reais e significativas que sirvam de base para a investigação e pesquisa dos alunos e para que estes encontrem as soluções por si próprios, a outra ferramenta cognitiva utilizada foi o Packet Tracer da CISCO que permitiu aos alunos simular, em ambiente de sala de aula, redes de computadores, através de equipamentos e configurações presentes em situações reais. Os resultados obtidos demonstraram que as estratégias utilizadas foram eficazes, apresentando-se como um meio de envolvimento de professor e alunos enquanto agentes ativos. Estas mostraramse inclusivas e potenciadoras de colaboração e partilha; envolveram os alunos em experiências de aprendizagens ricas e diversificadas, como a exploração, investigação, resolução de problemas, resultando num maior envolvimento no processo ensino-aprendizagem e na construção dos seus próprios conhecimentos.
Today’s students grew up with Internet access, YouTube, Social Networks, and a multitude of other digital resources. They are constantly connected to technology. Therefore meeting them at that technological immersive world they live in and integrate it in educational practices might present itself as the key to success. This document illustrates those proceedings at a High School as part of a pedagogical intervention project that was employed on a Computer Equipment Installation and Maintenance subject in a Technical Course. The implemented teaching strategies consisted of a flipped classroom approach. In this context the classroom setting changes and the teacher is no longer at the center position making it the student’s place instead, sharing thoughts, doubts and curiosities through the use of technology, making it a more dynamic classroom. Students do not learn from the technologies instead these technologies help them in the construction of meanings. As a teaching-learning process enhancer strategy implementing this project was mainly based on the use of two cognitive tools, namely the TED-Ed platform and CISCO’s network simulator Packet Tracer. The Ted-Ed platform allows teachers and students to take any useful educational video from YouTube, or from TED’s own library, and easily create captivating customized lessons around that video, which is a medium that still is in many ways associated with an entertainment context thus more likely to make the assimilation of information easier. Taking into account the essence of Problem Based Learning (PBL), which involves the presentation of significant and real situations as a basis for investigation and research for students to be able to find solutions for themselves, the other cognitive tool used as a strategy was CISCO’s Packet Tracer, which allowed students to simulate computer networks in a classroom environment, using equipment’s and configurations as they would in real situations. The results showed the effectiveness of the used strategies, as they presented themselves as means of involving teacher and students as active agents. These strategies proved to be inclusive, and enhanced sharing and collaborating. They also engaged students into rich and diversified learning experiences such as exploration, investigations, problem solving, resulting in a greater teaching–learning process involvement and the construction of their own knowledge.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de projeto de mestrado em Ensino de Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38111
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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