Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38298

TítuloTrabalhos para casa no 1.ºCiclo: ter ou não ter, eis a questão
Autor(es)Lopes, Ana Catarina Ferreira
Orientador(es)Palhares, Sandra Susana Pires Silva
Palavras-chaveTrabalhos para casa
Exames nacionais
Ensino básico
Alunos
Encarregados de educação
Homeworks
National exams
Basic education
Students
Caregivers (encarregados de educação)
Devoirs
Les examens nationaux
Éducation de base
Éleves
Responsables d'education
Data2015
Resumo(s)Os TPC apresentam-se ainda como uma estratégia modelo que, apesar de não ser “milagrosa” devido às inúmeras variáveis que poderão deitar por terra as suas vantagens educativas, pretende ser um complemento para aumentar o rendimento escolar dos alunos. Com o presente relatório de estágio pretendeu-se desenvolver uma investigação sobre os Trabalhos Para Casa, vulgo TPC. Inicialmente fez-se uma revisão da literatura onde se definiu o que se entende por trabalhos para casa, abordou-se a sua importância na aprendizagem e o cansaço provocado nas crianças e nos pais, a regulamentação existente noutros países, a quantidade e o tempo disponibilizado para a realização dos TPC segundo a opinião de vários autores. Houve que definir objetivos e percorrer várias etapas. No que concerne aos objetivos, procurou-se compreender como é que os alunos e os professores do 1º ciclo do ensino básico de hoje vivem e sentem os TPC. Procurou-se também analisar as alterações inerentes aos TPC, após a introdução de exames no 4ª ano do Ensino Básico. Ao longo deste relatório de estágio foi possível verificar que os TPC são uma estratégia de ensino que continua a prevalecer nesta escola de 1º ciclo de uma forma muito ativa, fazendo parte do quotidiano diário dos alunos e das suas famílias. Pela análise dos dados pode-se concluir que os trabalhos de casa, por vezes, provocam stress e cansaço em algumas crianças e nos pais, no entanto, são muito importantes porque contribuem para consolidar conteúdos estimulando assim a aprendizagem dos alunos. Tanto as crianças como os pais consideram que apesar de terem que realizar TPC na maioria das vezes, ainda têm tempo livre para outras atividades de lazer, criativas, desportivas e culturais, pois quase todas as crianças têm quem as auxilie na resolução destes quando necessário e não necessitam de muito tempo para os fazer pois, não têm muitas dificuldades. As crianças gostavam também que os professores, por vezes, lhes propusessem trabalhos de casa mais interessantes e motivadores, como por exemplo, ilustração de textos, inquéritos à família, desenhos…
The homeworks are still presented as a model strategy that, although not "miraculous" because of the many variables that can throw to the ground their educational advantages, are intended as a complement to enhance the academic performance of the students. With this internship report it was intended to develop a research on homeworks, also known as TPC. Initially was made a review of the literature where it was defined what is the meaning of homeworks, addressed to its importance in learning and the fatigue that the same caused in children and parents, its existing regulations in other countries and the amount and the time available to the achievement of homeworks, according to the opinion of many authors. There was a need to set goals and to follow several steps. Regarding the goals, I tried to understand how students and teachers of today's Primary Schools live and feel about homeworks. It was also necessary to analyze the inherent homeworks changes after the introduction of the exams in the 4th grade of the Primary Schools. Throughout this internship report its possible to found that the homeworks are a teaching strategy that continues to prevail on the Primary Schools, in a very active way as part of the daily everyday of students and their families. Through the analysis it can be concluded that the homeworks, sometimes, can cause stress and fatigue in some children and parents. However, they are very important because they help to consolidate a lot of contentes, as well as stimulating student to learn more. Both children and parents consider that although they have to make homework most of the time, they still have time for other leisure activities, creative, sportive and cultural, because almost all children have, when necessary, help while doing their homework, even thought sometimes making them does not require a long time to do and the children don’t have a lot of difficulties. The children also liked that, sometimes, the teachers propose to them more interesting and motivating homeworks, such as illustration of texts, family inquiries, drawings…
Résumé Les devoirs ce presente toujours comme un modele de stratégie, bien que pas "miraculeux" en raison de nombreuses variables que peuvent faire tomber leurs avantages éducatifs, conçu comme un complement, pour augmenter les performances des é leves. Avec ce rapport de stage avait pour but développer une recherche sur les devoirs. Initialment composé d'une revue de la littérature qui défini ce qu'on entend par devoirs, nous avons etudier l'importance pour l'apprentissage et lá fatigue cafés chez les enfants et leurs parents, le reglement existe dans d'autres pays, la quantité et lê temps disponible pour la realisation dês devoirs de l'avis de plusieurs auteurs. Il était necessaire définir et parcourir plusieurs étapes. En ce qui concerne les objectifs, nous avons essayer de comprendre les comment les éleves et les professeurs du 1er cycle de l'education de base de aujourd'hui vivent et sentent les devoirs. Nous avons également essayer de analyser les changement inhérents des devoirs aprés l'introduction dês examens pour les classes de lá 4eme année de l'education primaire. Pendant ce rapport de stage a été vérifié que les devoirs sinto une stratégie de enseignement qui continue a prévaloir dans cette école du 1er cycle d'une forme trés active, dans le cadre du quotidien des éleves et de leurs familles. L'analyse des donnés peut conclure que les devoirs, parfois, cause du stress et fatigue chez les enfants et leurs parents, toutefois, sont trés importants parce qu'ils contribuent a consolider les continua et ansi estimuler l'apprentissage des éleves. Les enfants et les parents considerent que même s'ils ont à accomplir les devoirs la plupart du temps, isso ont encore le temps libre pour des activités de loisirs, de création, sportives et culturelles, parce que presque tous les enfants ont de l'aide pour la realisation des devoirs quand necessaire, et ils n'ont pas besoin de beaucoup de temps, parce qu'ils n'ont pas beaucoup de difficultés. Les enfants aimerait que les professeurs, parfois, proposent des devoirs plus intéressants et motivants, comme par example, ilustration de textes, enquêtes a la famille, des dessins,…
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38298
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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