Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38398

TítuloEducação literária: a hora do conto no 1º ciclo do ensino básico
Outro(s) título(s)Literary education: the story time in 1st cycle of basic education
Autor(es)Nogueira, Silvana Lopes
Orientador(es)Dias, Maria dos Anjos Flôr
Data2015
Resumo(s)O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, e contou com a participação de um grupo de crianças do 3º ano de escolaridade do Centro Escolar de Maximinos, Braga. Tal como o título indica: Educação Literária: A Hora do Conto no 1º Ciclo do Ensino Básico, o projeto decorreu em torno da Educação Literária tendo como preocupação o desenvolvimento de competências literárias das crianças através da atividade pedagógica e educativa: Hora do Conto. Este projeto de intervenção e investigação surgiu devido ao desinteresse demonstrado pelas crianças, relativamente à biblioteca da sala e à falta de hábitos de leitura, mas também, devido às dificuldades demostradas na compreensão e interpretação de textos. Dificuldades refletidas nas avaliações, principalmente de Português. Além disso, as crianças apresentavam comportamentos menos próprios relativamente ao manuseamento e preservação dos livros que era necessário modificar. A escola enquanto entidade educativa tem de promover o desenvolvimento holístico do aluno, formando cidadãos ativos, responsáveis e críticos. Neste sentido o professor desempenha um papel importante na criação de atitudes e ambientes promotores de hábitos de leitura. Tendo em conta as dificuldades demonstradas pelas crianças e ainda a frágil implementação da Educação Literária no currículo escolar, optamos por desenvolver um projeto que fomentasse o gosto pelos livros, sensibilizando as crianças para a importância da criação de hábitos de leitura. Conduzido em torno do conto de tradição oral, o projeto encontrou a sua entrada no Capuchinho Vermelho, possibilitando a introdução da Hora do Conto na rotina da sala de aula. Os resultados obtidos revelam que o projeto de intervenção contribuiu para o desenvolvimento do interesse das crianças pelo livro e pela leitura. Estes resultados refletiram-se na prática no aumento de interesse e motivação das crianças, na maior frequência da biblioteca, na alteração dos comportamentos relativamente ao manuseamento dos livros, na subida de resultados positivos nas avaliações de Português, mas também, num melhor relacionamento interpares.
This work was developed under the Teaching Practice Supervised II (TPSII), a class of Master in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education in University of Minho, and with the participation of a group of children of the 3rd grade of the School Center Maximinos, Braga. As stated in the title: Literary Education: “The Story Time in 1st Cycle of Basic Education”, the project took place around the Literary Education with as concern the development of literary skills of children by pedagogical and educational activity: “Story Time”. This intervention project and research arose due to the lack of interest shown by the children, in relation to the room library and the lack of reading habits, but also, because of the difficulties shown in understanding and interpretation of texts. Difficulties reflected in the ratings, mainly Portuguese. The children had behavior less own regarding the preservation of books that was necessary modify. The school as an educational entity must promote holistic development of the student, forming active citizens, responsible and critics. In this sense the teacher plays an important role in creating attitudes and promoters environments reading habits. In view of the difficulties experienced by children and still fragile implementation of Literary Education in the school curriculum, we chose develop a project that promotes reading, sensitizing children to the importance of creating reading habits. Conducted around the tale of oral tradition, the project found its entry into the “Little Red Riding Hood”, enabling the introduction of “Story Time” in the classroom routine. The results show that the intervention project contributed for the development of children's interest in books and reading. These results were reflected in practice in increased interest and motivation children, most often the library, the change in the behavior in handling the books, the rise results in Portuguese assessments, but also in a better peer relationship.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38398
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Silvana Lopes Nogueira.pdf2,91 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID