Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38400

TítuloEstudo da perceção (problemática) de vogais e ditongos orais de alunos de PLNM, falantes de Inglês L1
Outro(s) título(s)A study on the (problematic) perception of oral vowels and diphthongs by English L1 learners of Portuguese as a Non-Native Language
Autor(es)Macedo, António Francisco Lopes de
Orientador(es)Flores, Cristina
Rato, Anabela
Palavras-chavePerceção
Vogais
Ditongos
Alteração canadiana
Português língua não materna
Perceptio
Vowels
Diphthongs
Canadian shift
Português língua não materna
Data2015
Resumo(s)Este trabalho propõe-se investigar a perceção das vogais e dos ditongos orais do Português Europeu (PE) por aprendentes de Português Língua Não Materna (PLNM) cuja língua materna é o inglês canadiano. O presente estudo procura identificar as vogais e os ditongos do PE de perceção mais problemática para este grupo de aprendentes. Para tal, realizaram-se dois testes de identificação das vogais e dos ditongos do PE, aplicados a um grupo de 20 participantes adultos, alunos universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos, com um nível inicial de proficiência do PE. Os resultados mostram que as vogais com grau de abertura semifechado [e], [ɐ] e [o] são as que oferecem maiores dificuldades de perceção. Relativamente aos ditongos, os resultados revelam uma clara perceção dos ditongos cuja articulação tem o seu início na zona de articulação central [a] e [ɐ] e dificuldade de perceção quando o ditongo inicia numa zona de articulação posterior semifechada. Para além disso, os dados mostram que os ditongos que iniciam o seu movimento numa zona de articulação anterior próxima do grau médio de abertura são discriminados apesar de não serem previstos no inglês americano (ingA). Verificou-se, também, uma assinalável influência da “alteração canadiana” das vogais nos resultados.
This work aims to investigate the perception of the oral vowels and diphthongs of European Portuguese (EP) by learners of Portuguese as a Foreign Language (PFL), whose native language is Canadian English. The present study seeks to identify the vowels and diphthongs of EP which cause greater problematic perception to this group of learners, and which articulation of vocalic or diphthongal sounds poses the largest obstacles to perception. Thus, two identification tests for vowels and diphthongs of EP were performed by a group of 20 adult participants, university students between the ages of 18 and 22, with a beginner level of proficiency of EP. The results show that the vowels with a close-mid height position [e], [ɐ] and [o] are the ones that cause more perception problems. In relation to the diphthongs, the results show a clear perception of the diphthongs whose articulation begins in the central backness area, [a] e [ɐ], and perception difficulty when the diphthong starts in a close-mid back position. Furthermore, the data show that the diphthongs that start its articulation in the front near the mid position can be discriminated, in spite of not being a part of American English (AmE). It is also noteworthy that the “Canadian vowel shift” had a great influence on the results.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Português Língua Não Materna (PLNM) - Português Língua Estrangeira (PLE) / Português Língua Segunda (PL2)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38400
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Antonio_Francisco_Lopes_de_Macedo.pdfTese e Anexos: A B C E5,28 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos_D_F_G.pdf
Acesso restrito!
Anexos: D F G5,31 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID