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https://hdl.handle.net/1822/38400
Título: | Estudo da perceção (problemática) de vogais e ditongos orais de alunos de PLNM, falantes de Inglês L1 |
Outro(s) título(s): | A study on the (problematic) perception of oral vowels and diphthongs by English L1 learners of Portuguese as a Non-Native Language |
Autor(es): | Macedo, António Francisco Lopes de |
Orientador(es): | Flores, Cristina Rato, Anabela |
Palavras-chave: | Perceção Vogais Ditongos Alteração canadiana Português língua não materna Perceptio Vowels Diphthongs Canadian shift Português língua não materna |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Este trabalho propõe-se investigar a perceção das vogais e dos ditongos orais do Português
Europeu (PE) por aprendentes de Português Língua Não Materna (PLNM) cuja língua materna
é o inglês canadiano. O presente estudo procura identificar as vogais e os ditongos do PE de
perceção mais problemática para este grupo de aprendentes. Para tal, realizaram-se dois
testes de identificação das vogais e dos ditongos do PE, aplicados a um grupo de 20
participantes adultos, alunos universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 22
anos, com um nível inicial de proficiência do PE. Os resultados mostram que as vogais com
grau de abertura semifechado [e], [ɐ] e [o] são as que oferecem maiores dificuldades de
perceção. Relativamente aos ditongos, os resultados revelam uma clara perceção dos
ditongos cuja articulação tem o seu início na zona de articulação central [a] e [ɐ] e dificuldade
de perceção quando o ditongo inicia numa zona de articulação posterior semifechada. Para
além disso, os dados mostram que os ditongos que iniciam o seu movimento numa zona de
articulação anterior próxima do grau médio de abertura são discriminados apesar de não
serem previstos no inglês americano (ingA). Verificou-se, também, uma assinalável influência
da “alteração canadiana” das vogais nos resultados. This work aims to investigate the perception of the oral vowels and diphthongs of European Portuguese (EP) by learners of Portuguese as a Foreign Language (PFL), whose native language is Canadian English. The present study seeks to identify the vowels and diphthongs of EP which cause greater problematic perception to this group of learners, and which articulation of vocalic or diphthongal sounds poses the largest obstacles to perception. Thus, two identification tests for vowels and diphthongs of EP were performed by a group of 20 adult participants, university students between the ages of 18 and 22, with a beginner level of proficiency of EP. The results show that the vowels with a close-mid height position [e], [ɐ] and [o] are the ones that cause more perception problems. In relation to the diphthongs, the results show a clear perception of the diphthongs whose articulation begins in the central backness area, [a] e [ɐ], and perception difficulty when the diphthong starts in a close-mid back position. Furthermore, the data show that the diphthongs that start its articulation in the front near the mid position can be discriminated, in spite of not being a part of American English (AmE). It is also noteworthy that the “Canadian vowel shift” had a great influence on the results. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Português Língua Não Materna (PLNM) - Português Língua Estrangeira (PLE) / Português Língua Segunda (PL2) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38400 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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