Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38660

TítuloA experiência subjetiva na vida diária de adolescentes com Síndrome de Asperger: um estudo exploratório
Outro(s) título(s)The subjective experience in daily life of adolescents with Asperger 's syndrome: an exploratory study
Autor(es)Pinto, Maria Teresa Brandão Nascimento
Orientador(es)Albuquerque, Teresa Margarida Moreira Freire Barbas de
Albuquerque, Pedro Barbas
Palavras-chavePerturbação do espetro do autismo
Síndrome de asperger
Experiência subjectiva
Qualidade de vida
Autism spectrum
Asperger's syndrome
Subjective experience
Quality of life
Data9-Nov-2015
Resumo(s)A Síndrome de Asperger é considerada uma perturbação do desenvolvimento neurológico, caracterizando-se por se localizar no extremo mais funcional das Perturbações do Espectro do Autismo, com consequências graves na metacognição, entre outros aspetos. Pretendeu-se conhecer a capacidade de reflexão acerca dos acontecimentos da vida diária, recorrendo ao Event-Contingent Sampling. Com base nas respostas, em tempo real, a determinadas perguntas, cinco vezes por dia, ao longo de uma semana, exploraram-se os níveis de afetividade positiva e negativa desencadeados pelas experiências subjetivas da vida diária de dois adolescentes, de ambos os sexos. Os resultados obtidos corroboram os encontrados em estudos prévios, que suportam a crença de que esta população é capaz de refletir sobre os seus pensamentos e emoções, no processo de construção de respostas a perguntas que examinam as experiências no momento real. A generalização destes resultados dependerá de novas investigações relativas à validade da utilização do instrumento escolhido, nos casos estudados, assim como na replicação dos resultados obtidos junto de amostras representativas desta população. Aprofundar o conhecimento científico acerca da capacidade desta população para refletir acerca da própria experiência social, permite um melhor conhecimento da mesma, bem como uma melhor orientação na elaboração de planos de intervenção individualizados.
Asperger Syndrome has been considered a neurodevelopmental disorder, founded in the more functional extreme of the Autism Spectrum Disorders, with severe consequences in metacognition, among others. Research intended to know better the ability to think about daily events, using the Event-Contingent Sampling. Based on real time answers to given questions, five times a day, for a week, positive and negative affects triggered by subjective daily experiences of two adolescents of both genders, were explored. Results agree with previous studies suggesting the ability of this population in reflecting about their own thoughts and emotions within the process of responding to questions examining their experiences in real time. Generalization of these results will depend upon further research about the validity and reliability of this instrument, with other samples, population representative. To increase knowledge on this population’s abilities to reflect on their own social experiences allows a better knowledge about this ability, as well as a better orientation on the development of individualized intervention programs.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38660
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Teresa Brandão Nascimento Pinto.pdf616,41 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID