Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38910

TítuloÁlbuns narrativos e aprendizagens no pré-escolar. Um estudo de caso
Outro(s) título(s)Narrative albums and learnings in pre-school. A case study
Autor(es)Marques, Paula Cristina de Sousa
Orientador(es)Azevedo, Fernando
Palavras-chaveÁlbuns narrativos
Inferir
Pré-escolar
Aprendizagens
Educação intercultural
Narrative albums
Infer
Preschool
Learning
Intercultural education
Data23-Jul-2015
Resumo(s)A diáspora emergente da globalização tem lançado novos desafios às sociedades civis e políticas internacionais. Portugal não é uma exceção. Deste modo, dos contextos formais e informais de educação, são esperadas respostas educativas que considerem esta confluência de culturas. Sem se menosprezar a identidade cultural nacional, urge assim a necessidade de se adotar uma pedagogia intercultural que assegure uma sociedade de bem-estar, democrática e participativa. Tais desideratos devem manifestar-se desde o pré-escolar. Neste âmbito, a literatura para a infância é um dos mais importantes instrumentos de formação no auxílio ao aproveitamento das potencialidades naturais das crianças – uma fonte de conhecimentos e reflexões sobre o mundo. Pegando nestes pressupostos, através de episódios concretos que relatam acontecimentos muito expressivos, significativos e reveladores que foram recolhidos durante o processo de trabalho de campo, e através da sua cuidada análise, o estudo de caso que se segue demonstra o importante papel educativo que os álbuns narrativos, aliados à leitura dialógica e atividades decorrentes, assumiram no trabalho quotidiano que foi desenvolvido com 23 crianças. É, assim, um estudo que, através de um contexto específico (sala de pré-escolar) e de uma etnografia que se desenvolveu ao longo de oito meses, dá a conhecer os episódios mais representativos que foram observados e registados, demonstrando-se como foi promovida e implementada uma educação intercultural, espelhando-se a capacidade que estas crianças revelaram ter em aprender a ler o mundo de um modo sofisticado, crítico e abrangente, mas também de que forma essa situação favoreceu a construção coletiva do significado de textos (de literatura para a infância) que foram trabalhos em cooperação com a educadora de sala, ao longo dos meses acima referidos. Naturalmente que inerente a todo este processo esteve o desenvolvimento da aquisição de competências literárias. Neste âmbito, a aquisição de tais competências assume o pilar central da pesquisa que foi desenvolvida. Assim, e através dos álbuns narrativos que foram trabalhados em grupo, o estudo de caso que se segue relata e explica como estas crianças desenvolveram a capacidade reflexiva, torando-se leitores competentes. Para o efeito, o processo inferencial e o desenvolvimento gradual da capacidade que demonstraram ter em inferir, assumiram particular relevância e interesse de pesquisa. Em suma, este estudo de caso vem reforçar que a capacidade de o leitor rececionar o texto literário não é inata em exclusivo, mas edificada pela leitura. Isto é, pelos atos de comunicação literária que se vão construindo desde a infância.
The emerging diaspora of globalization has launched new challenges to civil and international political societies. Portugal is no exception. This way, in formal and informal contexts of education, educational responses are expected to consider this confluence of cultures. Without underestimating the national cultural identity, it appears a need to adopt an intercultural pedagogy to ensure a society of wellness, democratic and participation. Such desires are necessary to be manifested from the preschool. In this context, literature for children is one of the most important training tools to aid in the exploitation of the natural potential of children - a source of knowledge and reflections on the world. Taking these assumptions, through concrete episodes that report significant expressive events, and revealing that they were collected during the field work, and through its careful analysis, the case study that follows demonstrates the important educational role that the narrative albums together with the dialogic reading and other activities assumed in the daily work that was developed with 23 children. It is, this way, a study that, through a specific context (a pre-school room) and an ethnography that has developed over eight months, shows knowledge of the most representative episodes that were observed and recorded, demonstrating how it was promoted and implemented an intercultural education, mirroring the capacity revealed that these children have in learning to read the world in a sophisticated, critical and comprehensive way, but also how this situation has encouraged the collective construction of the meaning of texts (of literature for children) which were works in cooperation with the teacher of the room along the months that were mentioned before. Naturally inherent in this process was the development of the acquisition of literary skills. In this context, the acquisition of such skills assumes the central pillar of the research that has been developed. This way, through the narrative albums that were worked in groups, the case study that follows describes and explains how these children to develop reflective capacity to become competent readers. For this purpose, the inferential process and the gradual development of the ability to infer that it was demonstrated, assumed particular relevance and interest for research. In short, this case study reinforces that the ability of the reader to receive the literary text is not innate in uniqueness, but built for reading. That is, the acts of literary communication that are built since childhood.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização em Literatura para a Infância).
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38910
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paula Cristina de Sousa Marques.pdf
Acesso restrito!
10,17 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID