Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/3893
Título: | Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulação |
Outro(s) título(s): | Working-class female students: academic success and regulating discourse |
Autor(es): | Saavedra, Luísa |
Palavras-chave: | Análise crítica do discurso Discurso de regulação Identidade Motivação para a realização escolar Sucesso escolar Critical discourse analysis Academic success Identity Motivation for academic achievement Regulating discourse. |
Data: | 2004 |
Editora: | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Curso de Pós-Graduação em Psicologia |
Revista: | Psicologia: Reflexão e Crítica |
Citação: | "Psicologia : reflexão e crítica". ISSN 0102-7972. 17:2 (2004) 267-276. |
Resumo(s): | Este estudo, realizado em Portugal, analisa as entrevistas de 3 alunas da classe trabalhadora e as suas respectivas famílias. Estas alunas foram selecionadas a partir de um estudo anterior em que tinham sido investigadas as relaÁıes entre os resultados
escolares e o seu meio sócio-económico de origem. Este trabalho demonstrou que de cerca de 600 alunos provenientes de todos
os meios sócio-económicos, só 3 alunas da classe trabalhadora conseguiram obter classificaçóes académicas elevadas no 9º ano, que é o final da escolaridade básica obrigatória. O objetivo do atual estudo é compreender como estas alunas obtiveram sucesso académico e de que modos o avaliam. Os fundamentos teóricos e metodológicos foram os da análise crÌtica do discurso que permitiram considerar a possibilidade destas alunas terem obtido um rendimento escolar elevado pela interiorização do do discurso
da classe média sobre a escola, embora este pareça estar dissimulado, oculto ou mascarado tanto para as alunas como para as suas famÌlias. This study, conducted in Portugal, analysed interviews of 3 female students from working-class backgrounds and their respective families. These students were selected from a previous study in which academic results and their link to socio-economic background were analysed. That work demonstrated that, out of 600 students from all socio-economic backgrounds, there were only three working-class female students who achieved high academic results up to the 9-th and final year of compulsory education. The aim of the present study is to understand why these three female students have succeeded, and how they appreciate this success. ìCritical discourse analysisî has been the theoretical and methodological basis for this work and has permitted to consider the possibility that these female students had achieved such great academic success by internalising the discourse of the middle classes, although this is dissimulated, hidden and masked forboth for the female students and their families. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/3893 |
ISSN: | 0102-7972 1678-7153 |
Versão da editora: | www.scielo.br/prc http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000200014&lng=pt&nrm=iso |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
alunas da classe trabalhadora.pdf | Documento principal | 179,83 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |