Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39764

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Licínio C.por
dc.date.accessioned2016-01-28T16:37:05Z-
dc.date.available2016-01-28T16:37:05Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.citationLima, Licínio C. (2015). A avaliação institucional como instrumento de racionalização e o retorno à escola como organização formal. Educação e Pesquisa, vol.41 no.spe São Paulo Dec. 2015por
dc.identifier.issn1678-4634por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/39764-
dc.description.abstractO papel central da avaliação, da avaliação institucional e dos processos de garantia da qualidade de escolas e universidades nas políticas educacionais é objeto de discussão, também considerando a reforma do Estado. As teorias da nova gestão pública e as perspectivas gestionárias são consideradas como algumas das principais fontes de inspiração e de legitimação no contexto dominante de uma educação contábil. Dados empíricos preliminares resultantes do processo de avaliação externa de escolas básicas e secundárias portuguesas são apresentados e interpretados de acordo com os principais conceitos e representações organizacionais de escola presentes nos relatórios externos. Examinando algumas das imagens e dos significados de escola, cultura de escola, autonomia, objetivos, liderança e eficácia presentes nos relatórios de avaliação, o autor releva a importância das imagens formais, racionais e burocráticas de escolas. Várias questões de investigação são apresentadas tendo por base aquilo a que o autor chama o processo da hiperburocratização das organizações educativas. Algumas dimensões do conceito de burocracia de Max Weber são revisitadas, em articulação com perspectivas neocientíficas de garantia da qualidade e com as tecnologias da informação e comunicação. O autor sugere que maior relevância deve ser atribuída aos modelos formais e racionais de interpretação das organizações educativas, pois os processos de avaliação e de garantia da qualidade estão a contribuir para a formalização de escolas e universidades e para a intensificação do seu processo de racionalização, isto é, para a emergência de uma imagem analítica das escolas como hiperburocracias.por
dc.description.abstractThe central role of evaluation, institutional assessment and quality assurance processes of schools and universities in education policy is object of discussion also considering the reform of the state. New Public Management theories and managerialist perspectives are considered some of the main sources of inspiration and legitimation in the dominant context of an audit education. Preliminary empirical data from external assessment of Portuguese primary and secondary schools are introduced and interpreted according to the main concepts and organizational representations of school found in external reports. Examining some of the central organizational images and meanings of school, school culture, autonomy, goals, leadership and effectiveness included in the external reviews, the author stresses the importance of formal, rational and bureaucratic images of schools. Several new research questions are presented for further inquiry based on the hypothesis of what it is called by the author the process of hyperbureaucratization of educational organizations. Some of the main dimensions of the concept of bureaucracy as presented by Max Weber are revisited in close relation with neo-scientific approaches of quality assurance and taking in consideration the use of information and communication technologies. Accordingly the author suggests that much more importance must be given to formal and rational models of interpreting educational organizations because assessment and quality assurance procedures are contributing to the formalization of schools and universities and to the intensification of their process of rationalization, i. e., to the emergence of an analytic image of schools as hyperbureaucracies.por
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de São Paulo. Faculdade de Educação (FEUSP)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAvaliação institucionalpor
dc.subjectGarantia da qualidadepor
dc.subjectOrganização formalpor
dc.subjectHiperburocraciapor
dc.subjectInstitutional assessmentpor
dc.subjectQuality assurancepor
dc.subjectFormal organizationpor
dc.subjectHyperbureaucracypor
dc.titleA avaliação institucional como instrumento de racionalização e o retorno à escola como organização formalpor
dc.title.alternativeInstitutional assessment as an instrument of rationalization back to the school as a formal organisation-
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage1339por
oaire.citationEndPage1352por
oaire.citationIssueSpecialissuepor
oaire.citationTitleEducação e Pesquisapor
oaire.citationVolume41, n. especialpor
dc.identifier.doi10.1590/S1517-9702201508142521por
dc.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalEducação e Pesquisapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A avaliação institucional como instrumento de racionalização.pdf141,51 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID