Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/39999
Título: | Cruzar o mar na formação e na ação : narrativas de professores portugueses e brasileiros |
Autor(es): | Sarmento, Teresa Caporale, Silvia |
Palavras-chave: | Narrativas Formação docente Transculturalidade |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade de São Francisco. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
Revista: | Revista Horizontes |
Resumo(s): | A mobilidade de pessoas entre países é muito comum nos dias de hoje, e ao movimentarem-se as pessoas levam consigo saberes, experiências e propósitos. Assim acontece com alguns professores que fazem a sua formação no Brasil e mais tarde exercem a docência em Portugal; assim acontece também com professores que se formam em Portugal e desenvolvem a sua ação docente no Brasil. É neste caminho de ida e volta que, no contato direto com professoras que fizeram estas viagens, procuramos analisar como as mesmas mobilizam para as suas narrativas os seus saberes e experiências para se desenvolverem como profissionais e darem as melhores respostas aos seus alunos, em países que as acolhem após esse período formativo. Como se situam na ação docente? Como fazem a sua inserção socioideológica e política? O que ganham e o que perdem nestas transações? Que significados se atribuem enquanto professoras? A base empírica da pesquisa baseia-se na análise de narrativas, uma de uma professora que realizou a sua formação pedagógica e desenvolveu alguma atividade profissional no Brasil e que atualmente atua no sistema educativo português, e outra de uma professora brasileira, com formação de base feita no seu país, tendo posteriormente prolongado a sua formação em Portugal, estando atualmente a lecionar no seu país de origem. As conclusões preliminares apontam para um amplo conjunto de indicadores da identidade de ser professor, como, por exemplo, a interação ser a base de toda a ação educativa, a riqueza que o cruzamento de saberes e experiências proporciona, a necessidade de cada um conseguir fazer o cruzamento entre vivências pessoais e profissionais e a pertinência da contextualização educativa. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/39999 |
ISSN: | 0103-7706 (Impressa) 2317-109X (Online) |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cruzar o Mar.pdf | 313,63 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |