Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40107

TítuloSinistralidade rodoviária e o marketing relacional: perspetivas de soluções mais eficazes no seu combate em Portugal
Outro(s) título(s)Road accidents and the relationship marketing: perspectives of more effective solutions in combating it in Portugal
Autor(es)Matos, Dulce Silvana Miranda
Orientador(es)Schwedler, Moritz Von
Palavras-chaveSinistralidade rodoviária
Marketing social
Marketing relacional
Campanhas rodoviárias
Jovens
Álcool
Road accidents
Social marketing
Relationship marketing
Road campaigns
Youth
Alcohol
Data2015
Resumo(s)A sinistralidade rodoviária é um fenómeno cada vez mais presente no nosso quotidiano, com grandes implicações sociais, económicas e políticas. Apesar deste fenómeno ter chamado a atenção de várias entidades governamentais assim como instituições, em Portugal, a sinistralidade rodoviária, continua a ser uma das principais causas de morte não natural. Considerando que é o erro humano responsável por 90% dos acidentes rodoviários, o presente estudo vai-se focar nas medidas de sensibilização, nomeadamente nas campanhas de prevenção rodoviária, visto que estas têm como objetivo influenciar os comportamentos do público-alvo. Neste contexto, a presente investigação tem como objetivo desenvolver soluções eficazes para diminuir a sinistralidade rodoviária através da influência de comportamentos, utilizando marketing relacional. Para tal, foi analisado o efeito que as campanhas de sinistralidade rodoviária têm no público português e foi observado qual a sua perceção em relação às várias medidas existentes para o combate à sinistralidade rodoviária. Realizou-se um estudo exploratório, no qual foi feita uma análise à extensa bibliografia, sobre o marketing social, marketing relacional, campanhas de sinistralidade rodoviária. E foi, ainda, aplicado um inquérito a 306 indivíduos, entre os 18-25 anos residentes em Portugal. Como resultado, a amostra revelou que são as medidas de fiscalização e de monitorização as mais eficazes para combater a sinistralidade rodoviária, seguido pelas medidas de sensibilização. Em relação às campanhas, a amostra divulgou que estas são essenciais para o bem-estar. Porém, são escassas, pouco divulgadas, pouco conhecidas e não mudam comportamentos a longo prazo. Em relação ao conteúdo da mensagem, o tom dramático é o mais eficaz. Por fim, observou-se que é o sexo masculino que mais conduz com álcool no sistema. Como conclusão, o uso do marketing relacional no marketing social parece ser a melhor estratégia. Assim, o estabelecimento de relações duradouras, de interesse - tanto a upstream, midstream como downstream - irá facilitar a adoção do comportamento desejado.
Road traffic accidents are a phenomenon increasingly present in our daily lives, with major social, economic and political implications. Although this phenomenon has attracted the attention of several government agencies, as well as institutions, in Portugal, road accidents are still the main cause of non-natural death. Considering that human error is the responsible for 90% of road accidents, this study will focus on awareness campaigns, in particular, on road safety campaigns, as these are intended to influence, the behaviors of target audience. In this context, this research aims to develop effective solutions to diminishing road traffic casualties, by influencing behaviors, using relational marketing. To this end, the effect that road accident campaigns have on Portuguese public was analyzed, and it was observed what was the perception that Portuguese people, have on the various existing actions to diminishing road casualties. An exploratory study was conducted, where an analysis was made to the extensive literature about social marketing, relationship marketing and road traffic campaigns. A survey was applied, to 306 people, between 18-25 years, living in Portugal. As a result, the sample revealed that it is the enforcement and monitoring actions the most effective to combat road accidents, followed by awareness-raising actions. In relation to the campaigns, the sample reported that they are essential to society but are scarce, little publicized, little known and that they don’t change behaviors at long run. In in relation to the message content, the dramatic tone is the most effective. Finally, it was observed that it is the male gender that drink and drive more often. In conclusion, the use of relationship marketing in social marketing seems to be the best strategy, so, the establishment of lasting relationships, of interest, both upstream - midstream and downstream - will facilitate the adoption of the desired behavior.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40107
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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