Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40742

TítuloDificuldades de expansão da infografia interativa: um problema de produção e receção
Outro(s) título(s)The expansion difficulties of interactive infographics: a production and reception problem
Autor(es)Pereira, Ana Rita Barros
Orientador(es)Santos, Luís António
Palavras-chaveInfografias
Interatividade
Multimedialidade
Literacia mediática
Infographics
Interativity
Multimediality
Media literacy
Data2015
Resumo(s)Quando pensamos em jornalismo vem-nos à ideia um conjunto de informação que foi organizada com o intuito do público perceber mais facilmente um acontecimento ou uma certa temática. Essa forma de organização e transmissão de dados tem vindo a sofrer alterações com o passar dos anos. A consulta de informação passou a ser facilitada e a sua disseminação feita em tempo real. Novas formas de transmitir informação, que passam pela hipertextualidade e convergência, têm sido estudadas e concebidas para melhorar a experiência do leitor/ visualizador. A transmissão visual de informação iniciou-se com o surgimento da arte rupestre, e agora, mais que nunca, está a ser valorizada. Este reconhecimento trouxe as infografias. Apesar de não haver um consenso sobre quando começaram a ser utilizadas, foi na última década que este recurso mais evoluiu. São capazes de agrupar texto, imagem, som e vídeo tornando a informação mais interessante e clara para o público. No meio de tantas potencialidades encontramos um problema: a mudança a que assistimos parece ser lenta e quase impercetível em alguns países, dos quais faz parte Portugal. Com este trabalho pretendemos explorar todas as dificuldades que estão no processo de expansão da infografia interativa no jornalismo digital, e que vão muito para além do custo de produção. As dificuldades presentes na rotina de produção de uma infografia, assim como as questões sociais que não permitem que esta seja corretamente percebida por todos, vão ser também alvo de análise.
When we think about journalism comes to the idea a set of information that has been organized with the purpose that the public understands easily an event or a certain theme. This form of organization and data transmission has undergone changes over the years. The information query came to be facilitated and its spread done in real time. New ways of transmitting information, that pass through hypertextuality and convergence, have been studied and designed to improve the reader’s/viewer’s experience. The visual transmission of information started with the appearance of rock art, and now, more than ever, is being valued. This recognition brought the infographics. Although there is no consensus on when they began to be used, it was in the last decade that this resource more evolved. They are able to group text, image, sound, video, making information more interesting and clear to the public. Amongst all the capabilities it can be found a problem: the change we are watching appears to be slow and almost imperceptible in some countries, of which is part of Portugal. With this work we intend to explore all the difficulties that are in the expansion process of an interactive infographic in digital journalism, and that go far beyond the production cost. The difficulties in the production routine of an infographic, as well as the social issues that do not allow it to be correctly understood by all, who will also be analysis of target.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Media Interativos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40742
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Rita Pereira.pdf3,67 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID