Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40799

TítuloDigressão sobre a ‘crise do jornalismo’ - entre definhamento e re-invenção
Autor(es)Pinto, Manuel
Palavras-chaveJornalismo
Crise
Re-invenção
Ensino
Academia
Desafios
Data2008
Resumo(s)(Excerto) A “lição de síntese” que faz parte deste conjunto de provas de agregação versa, pois, sobre a decantada “crise do jornalismo”. Ainda que o uso corrente do conceito de crise se reduza a acepções de carga semântica negativa, significando debilitação, decadência ou mesmo colapso, optarei por um outro caminho. Recorrendo ao sentido de crise que lhe davam os gregos e latinos e ao percurso semântico que o termo foi conhecendo no ocidente, podemos definir o conceito como um processo de discernimento acerca de tensões, desequilíbrios e contradições numa dada esfera da vida social, habilitador de um juízo e de uma tomada de decisão. Podemos, assim, e provisoriamente, definir as crises como situações críticas dinâmicas, de grau de intensidade diverso e de desfecho imprevisível. Importa, por conseguinte, considerar a dimensão indecidida, tensional e historicamente situada das crises.
TipoOutro
DescriçãoTexto da Lição de Síntese apresentada como requisito das Provas de Agregação no ramo de Ciências da Comunicação, área de conhecimento de Sociologia da Informação, na Universidade do Minho (Braga – Portugal), em 4 e 5 de Dezembro de 2008.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40799
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Provas de Agregação / Exams of “Agregação”

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MP_2008_provas_agregacao.pdf432,29 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID