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TítuloA História das Ciências na abordagem do tema Evolucionismo dos manuais escolares de Biologia do 11º ano de escolaridade: recursos mobilizados, imagens de Ciência e de Cientista veiculadas e perceção dos professores
Outro(s) título(s)The History of Sciences on the approach of the topic Evolutionism of Biology textbooks of the 11th school year: mobilized resources, images of Science and Scientist conveyed and teachers’ perception
Autor(es)Carvalho, Ana Filipa de Barroso
Orientador(es)Silva, José Luís
Data2015
Resumo(s)O manual escolar, o principal elemento de acesso do aluno à Ciência e um dos principais instrumentos didáticos utilizado pelos professores, terá uma influência significativa na construção pelos alunos de uma imagem de Ciência e Cientista. Este estudo incide no tema Evolucionismo dos manuais escolares de Biologia do 11º ano de escolaridade com o intuito de analisar: a) o modo como a História das Ciências é operacionalizada; b) a imagem de Ciência e Cientista veiculada, c) as perceções de professores acerca da imagem de Ciência e de Cientista veiculadas; d) o valor atribuído por professores de Biologia e Geologia à integração da História das Ciências. A consecução dos dois primeiros objetivos implicou a análise do tema Evolucionismo nos quatro manuais escolares de Biologia do 11ºano, utilizando uma grelha adaptada para o efeito. Os terceiro e quarto objetivos implicaram a realização de uma entrevista a oito professores de Biologia e Geologia do 11º ano de escolaridade que utilizaram os manuais escolares analisados. Os resultados obtidos permitem afirmar que, embora se registem diferenças entre os manuais, as fotografias dos cientistas e os textos elaborados pelos autores são os principais recursos mobilizados na exploração da História das Ciências. O Cientista como um indivíduo do sexo masculino, de origem europeia, isolado da sociedade e do contexto familiar e a Ciência como um processo assente fundamentalmente na observação e na experiência são as imagens primordialmente veiculadas. Esta imagem coincide com a perceção da maior parte dos professores entrevistados. Estes reconhecem o valor educativo da História das Ciências mas apontam vários constrangimentos na sua exploração. Os resultados reforçam a importância da formação inicial e contínua de professores e da inclusão da abordagem da História das Ciências baseada na autosupervisão para que o professor seja sensível às vantagens pedagógicas da utilização da História das Ciências em sala de aula.
Textbook, the student’s main element of accessing Science and one of the main teaching instruments used by teachers, will have a significant influence in building by students of an image of Science and Scientist. This study focuses on the topic Evolutionism of Biology textbooks of the 11th school year and aims to analyse: a) the way how History of Sciences is operationalized; b) the image of Science and Scientist conveyed, c) the teachers’ perceptions about the image of Science and Scientist conveyed; d) the value attributed by Biology and Geology teachers to the integration of History of Sciences. The achievement of the first two objectives implied the analysis of the Evolutionism topic on four Biology textbooks of the 11th school year, using a grid adapted for such effect. Third and fourth objectives implied the performing of an interview to eight Biology and Geology teachers of the 11th school year who used the analysed textbooks. The obtained results allowing to state that, although there are differences between the textbooks, the scientists’ photographs and the texts elaborated by the authors are the main mobilized resources in the exploration of History of Sciences. The Scientist as a male individual, European, isolated from society and family context and Science as a process based fundamentally of the observation and experience are the primordially transmitted images. This image coincides with the perception of most interviewed teachers. These acknowledge the educational value of the History of Sciences but point out several constraints in its exploration. The results reinforce the importance of the initial and continuous training of teachers and of the inclusion of the approach of History of Sciences based on the self-supervision so that the teacher is sensible to the pedagogical advantages of using History of Sciences on the classroom.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40957
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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