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https://hdl.handle.net/1822/40957
Título: | A História das Ciências na abordagem do tema Evolucionismo dos manuais escolares de Biologia do 11º ano de escolaridade: recursos mobilizados, imagens de Ciência e de Cientista veiculadas e perceção dos professores |
Outro(s) título(s): | The History of Sciences on the approach of the topic Evolutionism of Biology textbooks of the 11th school year: mobilized resources, images of Science and Scientist conveyed and teachers’ perception |
Autor(es): | Carvalho, Ana Filipa de Barroso |
Orientador(es): | Silva, José Luís |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O manual escolar, o principal elemento de acesso do aluno à Ciência e um dos
principais instrumentos didáticos utilizado pelos professores, terá uma influência significativa na
construção pelos alunos de uma imagem de Ciência e Cientista. Este estudo incide no tema
Evolucionismo dos manuais escolares de Biologia do 11º ano de escolaridade com o intuito de
analisar: a) o modo como a História das Ciências é operacionalizada; b) a imagem de Ciência e
Cientista veiculada, c) as perceções de professores acerca da imagem de Ciência e de Cientista
veiculadas; d) o valor atribuído por professores de Biologia e Geologia à integração da História
das Ciências. A consecução dos dois primeiros objetivos implicou a análise do tema
Evolucionismo nos quatro manuais escolares de Biologia do 11ºano, utilizando uma grelha
adaptada para o efeito. Os terceiro e quarto objetivos implicaram a realização de uma entrevista
a oito professores de Biologia e Geologia do 11º ano de escolaridade que utilizaram os manuais
escolares analisados. Os resultados obtidos permitem afirmar que, embora se registem
diferenças entre os manuais, as fotografias dos cientistas e os textos elaborados pelos autores
são os principais recursos mobilizados na exploração da História das Ciências. O Cientista como
um indivíduo do sexo masculino, de origem europeia, isolado da sociedade e do contexto familiar
e a Ciência como um processo assente fundamentalmente na observação e na experiência são
as imagens primordialmente veiculadas. Esta imagem coincide com a perceção da maior parte
dos professores entrevistados. Estes reconhecem o valor educativo da História das Ciências mas
apontam vários constrangimentos na sua exploração. Os resultados reforçam a importância da
formação inicial e contínua de professores e da inclusão da abordagem da História das Ciências
baseada na autosupervisão para que o professor seja sensível às vantagens pedagógicas da
utilização da História das Ciências em sala de aula. Textbook, the student’s main element of accessing Science and one of the main teaching instruments used by teachers, will have a significant influence in building by students of an image of Science and Scientist. This study focuses on the topic Evolutionism of Biology textbooks of the 11th school year and aims to analyse: a) the way how History of Sciences is operationalized; b) the image of Science and Scientist conveyed, c) the teachers’ perceptions about the image of Science and Scientist conveyed; d) the value attributed by Biology and Geology teachers to the integration of History of Sciences. The achievement of the first two objectives implied the analysis of the Evolutionism topic on four Biology textbooks of the 11th school year, using a grid adapted for such effect. Third and fourth objectives implied the performing of an interview to eight Biology and Geology teachers of the 11th school year who used the analysed textbooks. The obtained results allowing to state that, although there are differences between the textbooks, the scientists’ photographs and the texts elaborated by the authors are the main mobilized resources in the exploration of History of Sciences. The Scientist as a male individual, European, isolated from society and family context and Science as a process based fundamentally of the observation and experience are the primordially transmitted images. This image coincides with the perception of most interviewed teachers. These acknowledge the educational value of the History of Sciences but point out several constraints in its exploration. The results reinforce the importance of the initial and continuous training of teachers and of the inclusion of the approach of History of Sciences based on the self-supervision so that the teacher is sensible to the pedagogical advantages of using History of Sciences on the classroom. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40957 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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